Confira o lançamento de um foguete como alguém que vê do espaço

1 min de leitura
Imagem de: Confira o lançamento de um foguete como alguém que vê do espaço

A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) gravou um vídeo do instante exato em que uma espaçonave deixa a superfície da Terra. O lançamento faz parte de missões de rotina, que tem como objetivo reabastecer a estação com suprimentos (água, comida, oxigênio, etc.) que serão utilizados pela tripulação (três pessoas atualmente).

Depois da criação da estação, esse tipo de procedimento se tornou bem comum, mas nem sempre foi assim. Houve uma época em que o lançamento de um foguete era um acontecimento raro e que a mídia internacional dava bastante atenção.

No vídeo, publicado pela Agência Espacial Europeia, a nave de carga Progress MS-10 decola para entrar em órbita e “perseguir” a estação até se atracar a ela. Embora a nave viaje em alta velocidade, todo o processo, da partida até o encaixe, costuma levar alguns dias para ser completado.

O vídeo foi criado a partir da captura de imagens em tempo real durante o período de quinze minutos, e depois compactado nesse arquivo com 1 minuto e 25 segundos.

Ao sair da atmosfera, o núcleo se separa da nave, disparando-a em direção à estação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.