É hoje! NASA fará transmissão ao vivo do pouso da sonda InSight em Marte

1 min de leitura
Imagem de: É hoje! NASA fará transmissão ao vivo do pouso da sonda InSight em Marte

A NASA anunciou que fará hoje (26) uma transmissão vivo do pouso da sonda InSight em solo marciano. A nave deve começar sua descida às 18h em ponto (Horário Brasileiro de Verão). A transmissão da agência espacial norte-americana, contudo, começa às 17h para mostrar toda a preparação para o pouso.

Toda a descida deve durar apenas seis minutos até a Planície Elysium, onde a InSight deve estudar a formação do nosso planeta vizinho por meio de investigações sísmicas, geodésicas e de calor.

É daí inclusive que vem o nome dessa sonda, sendo InSight uma abreviação para “Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport”. Em português, isso poderia ser traduzido como “Exploração Interior usando Investigações sísmicas, geodésicas e transporte de calor”.

A descida da sonda começa quando ela atingir a marca de 128 km de altitude em relação à superfície marciana. A partir daí, começa a contagem dos seis minutos. É interessante destacar também que, considerando a distância e o tempo que leva para ondas de rádio viajarem pelo espaço até a Terra, tudo que aparecer na transmissão deve chegar aqui com alguns poucos minutos de atraso.

Você poderá assistir a essa transmissão “ao vivo” da NASA no site da organização por meio deste link ou no vídeo abaixo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.