Elon Musk diz que base humana em Marte pode ser inaugurada em 2028

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk diz que base humana em Marte pode ser inaugurada em 2028
Imagem: pinterest

Após anunciar os planos da SpaceX para levar um grupo de “turistas espaçais” para dar uma volta na Lua, Elon Musk continuou explicando que esse seria um passo a ser dado antes de levar a humanidade a Marte. Mas quando isso exatamente poderia acontecer não ficou tão claro em seu evento recente. Em uma mensagem no Twitter, entretanto, Musk revelou que o objetivo da SpaceX é estabelecer uma base no Planeta Vermelho por volta de 2028.

Essa informação está de acordo com o que ele mesmo e a SpaceX divulgaram no passado, mas não deixa de ser uma meta ambiciosa. Temos menos de 10 anos pela frente, e a SpaceX precisa não apenas desenvolver, fabricar, testar e conseguir um foguete confiável para realizar a viagem com passageiros humanos até Marte, mas também deve resolver problemas para sustentar uma equipe por lá.

spacexArte conceito de como poderia ser uma base em Marte com foguetes "estacionados" nas proximidades

A ideia original da SpaceX é que os tripulantes fiquem cerca de um ano em Marte coletando gelo, que seria transformado em água e, em seguida, em hidrogênio, para servir de combustível para a viagem de volta à Terra.

Isso se torna ainda mais ambicioso quando a NASA, a agência espacial mais experiente do mundo, ainda considera se é possível ou não fazer o mesmo na década de 2030. Em outras palavras, o objetivo de Musk pode acabar se mostrando muito otimista.

De qualquer forma, esse é o prazo “mais realista” que Musk tem no momento. Um de seus seguidores fez esse questionamento no Twitter e conseguiu a resposta que dá um prazo para a construção de uma base. Ele ainda fez uma divertida referência à renomada série de ficção científica Battlestar Galactica, cuja trama mostra um grupo de humanos vagando no espaço em busca de um planeta para construir uma colônia.

"Realisticamente, quando essa vista poderia se transformar em uma fotografia de verdade. 'Eu preciso de um raio de esperança para o futuro' - (c) Gaius Baltar, ex-presidente das Doze Colônias."

"Provavelmente 2028 para a construção de uma base"

Mesmo com isso, a SpaceX planeja fazer os primeiros lançamentos com tripulantes humanos alguns anos antes de 2028 para avaliar as possibilidades de estabelecimento de uma colônia em Marte. Felizmente, a tarefa não deve ser tão perigosa quanto a dos personagens de Galactica, uma vez que não temos os Cylons nos perseguindo onde quer que vamos. (ainda).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.