O rover Curiosity, da NASA, pousou em Bradbury Landing — local da cratera Gale, em Marte, em homenagem ao célebre autor de ficção científica Ray Bradbury — em 2012. Desde então, ele vem desbravando o Planeta Vermelho e enviando dados para análise. A data exata foi marcada hoje (6) pela celebração dos 6 anos por lá.

“Toquei Marte pela primeira vez há seis anos”, diz um tweet do perfil Curiosity Rover. “Celebrando meu sexto aniversário de pouso com o tradicional presente… óxido de ferro (é o que deixa vermelho o Planeta Vermelho)”, complementa.

Os fãs aproveitaram também para comemorar e até fizeram uma história em quadrinhos. Veja:

Os seguidores se lembraram da vez em que ele “cantou” o tradicional “Parabéns para Você” para si mesmo. Nessa ocasião, os cientistas utilizaram um som emitido pelo próprio veículo para fazer uma brincadeira. Confira no vídeo abaixo:

Entre as principais descobertas realizadas pelo Curiosity estão porções de solo que fizeram parte de leito de rios, um terreno que abrigou lago, desertos de areia parecidos com os da Terra, o elemento químico Boro e moléculas orgânicas. Tudo isso, aliado aos problemas pelos quais ele passou, vem preparando melhor os próximos rovers e sondas e até mesmo a possível chegada do homem ao Planeta Vermelho.

É isso aí... Parabéns, Curiosity! Essa é uma lembrança que já nos torna mais próximos de Marte, há 6anos.