Quer ver um par de meteoroides se espatifarem na superfície da Lua?

1 min de leitura
Imagem de: Quer ver um par de meteoroides se espatifarem na superfície da Lua?
Imagem: ESA

A Lua anda em evidência ultimamente! Depois de ser a protagonista da mais longa Lua de Sangue do século, há alguns dias, nesta semana, o satélite também fez a alegria dos astrônomos, já que eles puderam observar um par de rochas espaciais colidindo em sua superfície em apenas 24 horas.

Segundo Elizabeth Howell, do site Space.com, as colisões foram registradas por meio de telescópios operados pela Agência Espacial Europeia entre os dias 17 e 18 de julho, e os astrônomos acreditam que os meteoroides provavelmente consistiam em fragmentos da Alfa Capricornídeos — uma chuva de meteoros que ocorre anualmente quando a Terra e a Lua passam através da cauda do cometa 169P/NEAT. Assista aos impactos a seguir:

Trombadinha

Ficou decepcionado com as colisões? Não fique, pois os impactos são, na verdade, bem impressionantes. E sabe por quê? Só para você ter uma ideia, os astrônomos estimam que as rochas espaciais que provocaram os clarões que você viu no vídeo tinham o tamanho aproximado de uma mísera noz.

Aqui no nosso planeta, pedrinhas pequeninas como essas não chegariam muito longe na atmosfera e seriam completamente pulverizadas já na entrada. No entanto, como a Lua é desprovida de atmosfera, o satélite não possui uma barreira de proteção contra rochas espaciais que caem por lá — viajando a milhares de quilômetros por hora — e, portanto, mesmo objetos mínimos podem fazer estrago.

Outra coisa interessante sobre esse tipo de colisão — conhecido como “fenômeno lunar transitório” — é que, de acordo com o pessoal da Agência Espacial Europeia, esses flashes são bem difíceis de estudar, uma vez que eles são... Transitórios e ocorrem em um piscar de olhos. Contudo, os eventos são importantes no levantamento de quantas rochas espaciais passam pela nossa vizinhança cósmica e com qual frequência, podem ajudar os cientistas a prever a chance de que ocorram impactos aqui na Terra.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Quer ver um par de meteoroides se espatifarem na superfície da Lua? via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.