A Defense Advanced Research Projects Agency, ou DARPA, é conhecida por trazer ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos o que há de novo em inovação e tecnologia de ponta para projetos militares. Uma da frentes mais atuantes é a de veículos e agora a unidade revela seus novos monstros metálicos.

O programa é chamado de “Ground X-Vehicle Technologies”. “É um programa de demonstração com o objetivo de melhorar a capacidade de sobrevivência sem armar o veículo, com aperfeiçoamento do cockpit do auxílio à direção do condutor, para ajudar na fuga de um ambiente ameaçador”, exemplifica a líder do projeto, Amber Walker.

Tripulação Aumentada

Com base no sistema batizado de “Perspectivas Virtuais Aumentando a Experiência Natural” (V-Pane), a proposta da Raytheon BBN Technologies mescla a experiência convencional com os dados de vídeos e LIDAR de vários veículos, para criar um modelo 3D da máquina e tudo ao seu redor. Nos testes já foi possível simular múltiplas perspectivas virtuais para manobrar e detectar alvos.

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Tripulação aumentada fora da estrada

Criada pelo Centro Nacional de Engenharia Robótica da Universidade de Carnegie Mellon, conta com auxílio em tempo real e a visualização de caminhos e dicas de direção no painel frontal do veículo. A demonstração conseguiu prever a rota mais rápida e segura e até mesmo ativou a direção autônoma em meio a obstáculos.

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Reconhecimento aprimorado com janelas virtuais de 360 graus

O transporte preparado para qualquer terreno, da Honeywell International, vem com sensores que podem reproduzir o exterior em vários paineis, atualizados em tempo real e com alta resolução. Isso ajudar a detectar melhor profundidade da superfície e reduz a náusea sentida pelo condutor.

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Motor elétrico na roda

Colocar motores elétricos movidos à energia cinética é a proposta da QinetiQ, que oferece até três diferentes velocidades. Essa vantagem pode melhorar a aceleração e a direção, além da potência de tração de torque e velocidade em terrenos variados, sejam eles lisos ou acidentados.

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Roda reconfigurável

Mais um sistema do Centro Nacional de Engenharia Robótica da Universidade de Carnegie Mellon, com ele as rodas podem mudar instantaneamente do formato triangular, que permite escalar terrenos mais íngremes, ao estado inicial, redondo. Isso deixa o veículo apto a transitar por inúmeros tipos de superfícies.

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Múltiplos modos de suspensão:

O projeto da Pratt & Miller permite o trajeto em alta velocidade em terrenos acidentados com o mínimo de desconforto para o condutor, graças às rodas de 50 centímetros de diâmetro e um avançado sistema de suspensão. Cada parte pode se ajustar de forma independente, o que torna o carro em um ótimo módulo para fuga, por exemplo.

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Bem, como todo design da DARPA, isso tudo fica restrito ao uso do exército e não deve ver a luz do dia. De qualquer forma, confira a demonstração de cada um no vídeo abaixo: