Um grupo de jovens cientistas da Universidade de São Paulo em São Carlos vem desenvolvendo interessantes pesquisas na área da engenharia aeroespacial. A equipe, chamada Zenith Aerospace, tem uma missão nobre: oferecer uma forma de levar experimentos estudantis de crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio para a estratosfera. E, para isso, essa galera precisa da ajuda de todos, via financiamento coletivo.

A Garatéa E-2017 é uma sonda suspensa por balão e representa o quarto lançamento com sucesso a uma altura de mais de 30 quilômetros de altitude. Uma segunda versão dessa mesma plataforma é a que vai para o céu novamente em breve. “O ambiente estratosférico, devido à suas características, assemelha-se ao ambiente espacial. Temperatura, pressão e radiação são alguns fatores extremos nessa região da atmosfera. Um conjunto muito interessante para diversos estudos!”, descreve a página de crowdfunding.

A ideia é levar as iniciativas científicas elaboradas por alunos de mais de trinta escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. O cronograma já está em andamento e o lançamento deve acontecer no dia 11 de agosto. Os apoios vão de R$ 10 a R$ 10 mil, com várias recompensas, incluindo uma versão da própria sonda para casa. Para contribuir, clique aqui.

Confira o vídeo promocional logo abaixo:

Cupons de desconto TecMundo: