Estas fotos resumem sete décadas de lançamentos de veículos espaciais

1 min de leitura
Imagem de: Estas fotos resumem sete décadas de lançamentos de veículos espaciais

O entusiasmo com a exploração espacial e o lançamento de foguetes ganhou fôlego nos últimos anos, especialmente após a chegada de empresas privadas, como a SpaceX e a Blue Origin, nesse setor. Mas a história desses instrumentos é bem mais antiga, com o primeiro foguete de sondagem datando dos anos 1950.

A lista de fotos abaixo, todas publicadas originalmente pela NASA ou pela SpaceX, mostra a evolução dessa tecnologia ao longo dos anos, começando com o Bumper 8, construído pelos Estados Unidos a partir de tecnologia desenvolvida pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, e chegando aos dias atuais, com o Tesla de Elon Musk que foi colocado em órbita ao som de David Bowie.

1. Fotógrafos posicionados para capturar o lançamento do Bumper 8, lançado da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida.

Uma foto.

2. O Little Joe 6 era um teste de sistema de escape no lançamento que fazia parte do programa Mercury, criado pelo governo dos EUA com o objetivo de levar uma pessoa ao espaço antes da União Soviética. Ele foi lançado em 1959.

Um foguete.

3. O Challenger foi apenas o segundo ônibus espacial construído pela NASA, fazendo o primeiro voo em 1983. Três anos depois, ficou marcado por um acidente que resultou na morte de todos os sete tripulantes.

Um foguete.

4. Lançado pela primeira vez em 1983, o ônibus Discovery ficou em seriviço por quase 30 anos, encerrando suas atividades apenas em 2011. Entre dezenas de satélitas colocados no espaço, ele se destaca por ter transportado o Telescópio Hubble.

Um foguete.

5. A sonda Lunar Prospector foi lançada em 1998 para fazer um mapeamento completo da superfície da Lua.

O espaço.

6. A Expedition 1 deixou a Terra em novembro de 2000, levando a primeira missão humana para uma estadia de longa duração na Estação Espacial Internacional. O grupo de três pessoas ficou morando na estação por 136 dias.

Um foguete.

7. O Falcon Heavy, da SpaceX, impressiona pelo tamanho. Ele é o quarto maior foguete já construído no mundo, em termos de capacidade.

Um foguete.

8. A famosa imagem do Tesla de Elon Musk que foi levado ao espaço como resultado da primeira missão de sucesso do Falcon Heavy.

Um carro e um planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.