Alemães se inspiram em aranha do Saara para criar robô estilo Black Mirror

1 min de leitura
Imagem de: Alemães se inspiram em aranha do Saara para criar robô estilo Black Mirror

Uma empresa alemã especializada na área de automação é a responsável por um projeto curioso – e um pouco assustador, também – que vem chamando a atenção no mundo da tecnologia: um pequeno robô com ares de Transformer, desenvolvido na forma de uma aranha, dotado de oito patas e da capacidade de se locomover por terrenos complexos e perseguir alvos pré-determinados.

Inspirado na flic-flac, uma espécie de aranha típica do Marrocos também conhecida como “aranha ginasta”, o BionicWheelBot, da Festo, será uma das atrações, agora no mês de abril, da Hannover Messe, feira alemã que está entre as mais importantes do ramo de tecnologia industrial.

Inspiração para o robô-aranha veio do Saara

A aranha flic-flac, que inspirou o invento da Festo, consegue se locomover de um jeito irreverente, rolando e dando saltos, projetando o corpo em alta velocidade pelas areias do deserto. Ela foi descoberta em 2008 pelo pesquisador Ingo Rechenberg, que desde então estuda e tenta reproduzir os padrões de locomoção do artrópode de maneira mecânica, aplicando a técnica à robótica.

1

Além de ter o aspecto de um aracnídeo, o BionicWheelBot consegue, como a irmã “ginasta”, que tem o deserto do Saara como habitat, adotar um formato circular e rolar por terrenos acidentados e complexos. Outra capacidade curiosa é a de se deslocar na direção de pontos pré-determinados – o que, diga-se de passagem, é muito Black Mirror.

Por enquanto, o invento parece não ter lá muitas funções, mas, de acordo com a empresa, serve de “pontapé inicial para motivar a inovação”.  Uma das linhas de atuação da Festo é justamente a pesquisa de novas tecnologias capazes de levar utilidades da automação a diferentes indústrias, atendendo a demandas que facilitam e barateiam os custos de produção e distribuição de produtos.

Ficou curioso? Assista ao vídeo produzido pela empresa para saber mais sobre o BionicWheelBot. Ah, e uma dica: assista até o final, especialmente se tiver assistido à quarta temporada de "Black Mirror".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.