Um novo estudo feito por pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Illinois revelou que nossos smartphones conseguem revelar muito mais da nossa personalidade do que apenas pelo que falamos para os outros através do aparelho. Ao que um novo sistema desenvolvido por eles revelou, a maneira como você escreve no celular também é capaz de revelar distúrbios de humor e problemas psiquiátricos.

Com o nome de DeepMood, o sistema foi originalmente feito para compreender seu humor de acordo com a maneira como digita. Para chegar a esses dados, por sua vez, os pesquisadores utilizaram celulares com um teclado especial, que eram dados às cobaias dos testes. Embora não guardasse os dados do que foi digitado, o software trazia metadados de intervalo de tempo entre o pressionamento de cada tecla e um rastreio permanente dos movimentos feitos durante a escrita, entre outros.

Pode parecer um método simples, mas acredite quando falamos que ele se mostrou incrivelmente preciso: o DeepMood conseguiu identificar distúrbios de humor como transtorno bipolar com uma precisão de 90,31%. Com isso, não deve ser surpresa saber que a equipe tem esperanças de poder usar essa tecnologia para ajudar vítimas desses transtornos em seus estágios iniciais.

Cupons de desconto TecMundo: