Modelo impresso em 3D transforma smartphone em microscópio científico

Imagem de: Modelo impresso em 3D transforma smartphone em microscópio científico

Agora você já pode usar seu smartphone comum em um microscópio científico capaz de examinar organismos e células de animais, plantas e sangue sem a necessidade de uma fonte de externa de luz ou energia. Que bruxaria é essa? Trata-se apenas de um bem desenvolvido molde para impressão em 3D, que pode ser acoplado facilmente aos dispositivos.

“Criamos um microscópio de telefone celular simples que aproveita a iluminação integrada disponível com quase todas as câmeras de smartphone. Nosso microscópio móvel pode ser usado como uma ferramenta barata e portátil para todos os tipos de monitoramento no local ou remoto”, destaca o Dr. Anthony Orth, líder do projeto no ARC Centre of Excellence for Nanoscale BioPhotonics (CNBP), sediado na Austrália.

microscópio smartphoneAmostra de uma imagem feita a partir do microscópio no smartphone

Anexado com um pequeno clipe, o modelo pode oferecer visualização em escala de 1/200 e aproveita a luz do flash em “túneis de iluminação interna”, que oferecem melhores resultados se comparados com outros microscópios de celulares que usam LEDs externos. O gadget é muito fácil de montar e está disponível para ser baixado no site do CNBP.

E a novidade foi tão bem recebida pela comunidade científica que até mesmo tem sua documentação registrada na revista Nature. Taí sua chance de aprimorar suas pesquisas com uma grande ferramenta feita em casa.