Rover Opportunity ultrapassa a marca dos 5 mil 'dias' em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Rover Opportunity ultrapassa a marca dos 5 mil 'dias' em Marte
Imagem: caranddriver / nasa

O rover Opportunity, da NASA, completou neste sábado (17) uma marca surpreendente para um veículo movido a energia solar: 5.000 “sóis” — dias marcianos — em Marte. A agência de exploração especial norte-americana esperava que o Opportunity durasse apenas 90 sóis no planeta vermelho, perdendo contato com a Terra já no primeiro inverno marciano. Desafiando as expectativas, ele já passou pelos meses de baixa luminosidade do Sol oito vezes.

Cada dia em Marte dura cerca de 40 minutos a mais que um dia na Terra, e cada ano em Marte dura aproximadamente dois anos na Terra.

Esse rover, contudo, não foi lançado sozinho ao Planeta Vermelho. Ele saiu da Terra junto com um outro veículo similar chamado Spirit e ambos pousaram em seus destinos em janeiro de 2004. Em 2009, contudo, o Spirit atolou ou se prendeu em alguma formação do solo marciano e, eventualmente, perdeu contato com a NASA.

nasa

Seja como for, o Opportunity vem ajudando cientistas a descobrirem muito sobre o nosso planeta vizinho. O rover foi o responsável por fornecer vestígios de que houve água líquida subterrânea e de superfície em Marte no passado. No total, foram mais de 225 mil fotos enviadas de volta para a Terra, todas as quais a NASA publicou em seu website.

A missão original do veículo era investigar a cratera Endeavor e, agora, está sendo levada para conferir elementos de interesse da NASA no “Vale da Perseverança” marciano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.