Elon Musk, fundador e diretor da agência espacial SpaceX, anunciou em suas redes sociais que o lançamento do Falcon Heavy está com data marcada: 6 de fevereiro. O foguete que orbitará Marte já teve cancelamentos em seu lançamento neste ano, antes previsto para janeiro. Além de Musk, um editor do portal da NASA, Chris Gebhardt, foi o Twitter para confirmar a informação, usando a hashtag #itsHappening (está acontecendo).

1

Em um segundo tweet, Gebhardt decidiu segurar a empolgação do público explicando que esse agendamento significa apenas que não irá acontecer antes do dia 6, mas está passível de mudança, como todas as datas de lançamento sempre estão. Segundo ele, o atraso pode acontecer devido a outros lançamentos da SpaceX que precisam ocorrer, previamente, como o do Falcon 9.

O Falcon Heavy e seus 27 motores passaram pelo teste de fogo estático na plataforma de lançamento 39-A, em 24 de janeiro deste ano. A SpaceX disponibilizou as imagens do teste em seu canal do YouTube. O Heavy é bem mais poderoso que um Falcon 9; na verdade, é como se fossem três deles acoplados, com 70 metros de altura. Ele é capaz de lançar uma carga de até 57 toneladas, o dobro do Delta IV Heavy da United Launch Alliance, seu rival mais próximo. 

Porém, nesse lançamento, o espaço de carga será aproveitado para algo bem diferente do que o Falcon 9 vinha fazendo (abastecendo a Estação Espacial Internacional ou carregando um satélite para ser colocado na órbita da Terra). O curioso sobre essa viagem é que Elon Musk pretende enviar na carga desse foguete nada menos que seu carro Tesla Roadster, na cor vermelha. A excentricidade vai um pouco além: Musk sugeriu que o carro estará tocando a música "Space Odity", de David Bowie, no momento em que entrar na órbita do planeta vermelho.

2

Segundo Musk, os voos de teste costumam carregar simuladores de massa em blocos de concreto ou aço, e isso lhe pareceu muito entediante. Assim, resolveu inovar e enviar um carro vermelho, para o planeta vermelho: “nós decidimos mandar algo fora do comum, algo que nos fizesse sentir”. Com certeza, conseguiu chamar atenção. Na conta do Instagram de Elon Musk , é possível ver várias imagens dos foguetes, bem como acompanhar de perto essa conversa.

3

Apesar de toda a expectativa em torno do lançamento do Falcon Heavy, também foram dados depoimentos alertando que muita coisa pode dar errado. O lançamento é prometido há anos, fala-se nele desde 2013/2014, e o atraso se deve muito a uma explosão que ocorreu de um Falcon 9, na plataforma. Se nos próximos dias o Falcon Heavy tiver sucesso em sua partida, ele vai se tornar o mais poderoso foguete a fazê-lo desde o Saturn V, da missão Apollo, que levou astronautas para a Lua.