Um sonho de tecnologia: robô que ajuda a dormir custa 500 Euros

3 min de leitura
Imagem de: Um sonho de tecnologia: robô que ajuda a dormir custa 500 Euros

Há quem não adere às novidades tecnológicas utilizando o argumento de que elas atrapalham as suas vidas e o seu sono. De fato, as pessoas estão dormindo cada vez menos e um dos motivos é o constante envolvimento com os gadgets tecnológicos, como os smartphones.

Mas a mesma mão que fere também é capaz de produzir a cura. Quer saber por quê? Alguns jovens desenvolveram um robô capaz de melhorar a qualidade do sono das pessoas, tornando o momento de descanso mais prazeroso e relaxante.

O Somnox é um travesseiro tecnológico e inovador com o formato estranho de um amendoim. Sua tecnologia foi pensada para ser confortável e oferecer uma pegada que simula um companheiro bom de cama.

O Somnox nasceu na faculdade

 

Fruto do projeto de alguns alunos, o robô do sono surgiu dentro de uma Universidade de tecnologia na Holanda, para resolver problemas de sono dos próprios estudantes, que não conseguiram dormir  o suficiente após os difíceis períodos acadêmicos. Quem estuda sabe bem como é complicado dar conta da rotina diária e ainda relaxar à noite.

Reunidos em um laboratório, a equipe de jovens desenvolveu o robô baseada nas técnicas de otimização do sono comprovadas cientificamente, como respiração, música, e massagem. Todos esses recursos estão presentes nesse travesseiro que pretende ser o parceiro fixo na cama.

Como funciona

Conheça como o Sonmox consegue melhorias na qualidade do sono

Canções de ninar

 

O travesseiro pode tocar o que a pessoa quiser, desde canções relaxantes, sons de água e vento até mesmo audiobooks, a depender das características do seu dono. É só escolher dentre a grande variedades de áudios e programas que ele tem ou fazer o upload do que quiser levar para o leito ao dormir. Só não o confunda com um robô funkeiro que rebola até o chão.

Respiração

Segundo os desenvolvedores do amendoím relaxante, a respiração tem um peso importante na condução ao sono. Por isso, o Somnox entra em sincronismo com o rítmo respiratório de quem o abraça, construindo um clima propício para o relaxamento.

Meditação guiada

Todos esses recursos embutidos no Somnox visa criar um estado mental meditativo que seja capaz de desligar a pessoa de forma mais rápida do ambiente externo e proporcionar um sono com maior qualidade.
A música, os sons, os batimentos cardíacos e as vibrações emitidas pelo robô provocam sensações que acalmam e trazem conforto e afeição.

Além disso, seu formato anatômico e pequeno não atrapalha o parceiro, caso ele seja um integrante a mais entre o casal.

Conectividade

Um acessório que explora tanto a tecnologia não poderia estar desassociado dos principais elementos dela. O Somnox se integra muito bem com o smartphone, através de conexões que auxiliam no controle dos seus programas, na inserção de novos arquivos, como os de música e também para outras configurações pessoais, incluindo alarme.

Ele se integra aos sistemas Android e iOS  e possui conexão Bluetooth 4.0.

Ele também dorme

O robozinho provavelmente não resiste ao conforto da cama e do abraço do seu dono. Por isso, em cerca de duas horas e meia a sua bateria é totalmente descarregada, ficando carente de uma nova recarga.

Mas isso não é um problema durante a noite. O Somnox é inteligente o suficiente para desligar assim que perceber que o seu parceiro adormeceu e desperta juntamente com ele. Por isso, uma única recarga é suficiente para uma noite inteira. Mas para utilizá-lo na noite seguinte, será precisa uma nova recarga.

Construção

 

Uma outra vantagem dele é a sua construção. Ele utiliza tecnologia também nos tecidos que são de fabricação natural e lavável. Para chegar aos melhores materiais, os desenvolvedores fizeram teste com mais de 300 pessoas, para que a experiência de tato fosse a melhor possível.

Preço

O robô do sono ainda depende de alguns investimentos para tomar vida e se tornar popular. Como é um acessório novo, o mercado ainda é desconhecido e não atraiu grandes aportes financeiros para ser lançado por sí só.

Por isso, quem deseja adquirí-lo pode aproveitar a pré-venda e ser um contribuinte para o avanço do projeto. O menor preço, para aquisição de uma unidade é de 499 euros.

E aí,  será que vale a pena o investimento? Conta pra gente o que achou desse aliado na hora de dormir.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.