O robô que pode ajudar a manter corações batendo no futuro

1 min de leitura
Imagem de: O robô que pode ajudar a manter corações batendo no futuro

Um robô está sendo testado por cientistas para manter um coração batendo em caso de transplantes – e isso é feito através de uma gentil massagem. Os primeiros testes foram feitos com um coração de porco, mas a expectativa, naturalmente, é de que corações humanos possam ser mantidos batendo no futuro.

No arco rígido que serve como armação e que “abraça” o órgão, uma tira que contrai e se contorce massageia o coração para manter o sangue circulando. E uma haste central, que vai dentro do coração junto com um disco, atua junto com a tira.

coracao

Segundo o estudo publicado na Science Robotics, os testes foram feitos em corações suínos com diferentes problemas, e o dispositivo ajudou com sucesso para manter tudo funcionando como deveria, permitindo as intervenções cirúrgicas necessárias.

coracao

O robô precisa ser melhorado, já que ele ainda é conectado a uma bomba de ar e uma caixa de controle por fios para funcionar direito. Além de mudanças de desenho, testes extensivos devem ser feitos antes que ele seja usado em humanos.

A ideia é que o robô se transforme em um dispositivo que possa ser implantado de forma a permitir que as pessoas acometidas por doenças cardíacas sobrevivam por mais tempo e com menos desconforto até que um transplante seja possível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.