Tese de doutorado de Stephen Hawking é colocada online e derruba site

1 min de leitura
Imagem de: Tese de doutorado de Stephen Hawking é colocada online e derruba site
Imagem: time

A Universidade de Cambridge resolveu colocar a tese de doutorado do renomado físico teórico Stephen Hawking em seu repositório digital online e, em menos de um dia, mais de 60 mil pessoas fizeram download das 134 páginas de “Properties of expanding universes”. Todo o acesso repentino fez o site da universidade cair e, no momento desta publicação, continuava fora do ar.

De acordo com a Universidade de Cambridge, a tese de Hawking é, de longe, a mais requisitada na biblioteca da instituição. Desde maio de 2016, foram mais de 200 solicitações de empréstimo, sendo que a segunda mais popular foi requisitada apenas 13 vezes.

Até a disponibilização da tese no repositório da universidade, os interessados no texto publicado em 1966 — quando o autor tinha apenas 24 anos — precisavam ir à biblioteca de fato ou pagar US$ 85 por uma cópia digital, o equivalente a R$ 237.

Em comunicado oficial, Hawking afirmou que todo mundo deveria ter acesso livre e gratuito a todo tipo de pesquisa. “Quero inspirar pessoas ao redor do mundo a olhar para as estrelas e não para seus pés”, disse o pesquisador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.