Estação espacial chinesa descontrolada cairá na Terra nos próximos meses

1 min de leitura
Imagem de: Estação espacial chinesa descontrolada cairá na Terra nos próximos meses
Imagem: gbtimes

A agência espacial chinesa já sabia que sua estação Tiangong-1 estava em órbita decadente desde o ano passado e já havia previsto que ela cairia na Terra em algum momento. Neste fim de semana, entretanto, a agência notificou a ONU com um prazo mais determinado para quando isso deve acontecer. De acordo com os cálculos dos chineses, a estação deve atingir o solo terrestre entre outubro de 2017 e abril de 2018.

Essa janela de tempo é bastante abrangente, mas, considerando que qualquer modificação por causas naturais nas condições orbitais da estação pode acelerar ou atrasar consideravelmente a queda, o prazo está sendo considerado sensato.

Não saber quando a queda vai acontecer é a mesma coisa que não saber onde vai cair

Contudo, não existe uma previsão de onde exatamente os restos da estação devem cair no nosso planeta. Por enquanto, isso pode acontecer em praticamente qualquer parte do mundo. “Você realmente não consegue prever essas cosias”, disse Jonathan McDowell, um astrofísico da Universidade de Harvard consultado pelo The Guardian. “Mesmo alguns dias antes de a estação fazer sua reentrada, nós provavelmente não teremos uma previsão melhor do que em seis ou sete horas de quando ela vai cair. Não saber quando a queda vai acontecer é a mesma coisa que não saber onde vai cair”, completou.

O astrofísico ainda explicou que, como a estação começou a experimentar os primeiros vestígios da atmosfera terrestre, sendo que ela está a 300 km de altitude em seu perigeu, qualquer condição climática pode interferir em previsões de queda. Como a Tiangong-1 pesa 8,5 toneladas, espera-se que ela se despedace na atmosfera antes de atingir o solo, mas partes de até 100 kg podem atingir o solo.

Outras estações

Partes metálicas de 100 kg podem causar sérios danos caso atinjam alguma área urbana, mas agência especial chinesa afirma que essa possibilidade é remota. Em 1991, uma estação soviética de 20 toneladas chamada Salyut 7 caiu na Terra enquanto estava acoplada a outra estação de mesmo peso. Os detritos se espalharam pela cidade de Capitán Bermúdez, na Argentina e não causaram vítimas. Em 1979, uma estação de 77 toneladas da norte-americana NASA se despedaçou sobre a sobre uma área não habitada da parte ocidental da Austrália e também não causou mortes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.