IA da Google ainda é menos inteligente do que uma criança de seis anos

1 min de leitura
Imagem de: IA da Google ainda é menos inteligente do que uma criança de seis anos
Imagem: Warner Bros.

Não há como negar que, por um lado, as inteligências artificiais desenvolvidas pela Google são capazes de feitos impressionantes, como vencer até mesmo os mais habilidosos campeões de Go do mundo. Mas isso quer dizer que elas já são tão inteligentes quanto uma pessoa? Bem, desde que estejamos falando de uma criança ainda no jardim de infância, se depender de um estudo recente publicado pela Universidade Cornell.

Nele, um grupo de pesquisadores chineses testou o a IA da Google, bem como outros 50 sistemas de inteligência artificial, como a Siri, o Baidu e o Bing. A ideia era coloca-los diante de um teste de QI, que analisava as capacidades do software de “adquirir, aperfeiçoar, criar e responder conhecimento” contra outras pessoas de 18, 12 e seis anos, para assim determinar sua inteligência.

A boa notícia? A plataforma da gigante das buscas foi a que se saiu melhor, com uma pontuação de 47,28. A má notícia? Isso não foi suficiente nem mesmo para vencer da criança de 6 anos que participou do teste, já que ela alcançou 55,5 pontos. Ao menos é uma melhoria e tanto, considerando que o mesmo teste havia sido realizado em 2014 e a IA da Google tinha conseguido apenas 26,5 pontos – o que, inclusive, fez dela a inteligência artificial a crescer mais rápido de todas as testadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.