Reino Unido afirma que não criará armas militares completamente autônomas

1 min de leitura
Imagem de: Reino Unido afirma que não criará armas militares completamente autônomas

O governo britânico fez uma declaração oficial hoje (12) explicando que não pretende desenvolver armamento militar completamente autônomo, ou seja, “robôs matadores”. Quem falou sobre o tema foi o Ministro da Defesa do país.

Ele acredita que desenvolver armas que podem ser controladas à distância é uma boa forma de melhorar a segurança dos militares britânicos, mas deixou claro que a política oficial é “mantê-las sempre sob controle e com garantia absoluta de monitoramento, autoridade e responsabilidade humana”.

O ministro das forças armadas também comentou o assunto no mesmo comunicado oficial do governo sobre o tema. “É absolutamente certo que nossas armas sejam operadas por pessoas reais e capazes de tomar decisões incrivelmente importantes”, afirmou.

homem e drone militar

Essas declarações não apareceram do nada, entretanto. Uma série de personalidades da ciência e da indústria, tais como Elon Musk, enviaram uma carta à ONU há algumas semanas pedindo que a organização internacional crie regras para limitar a proliferação e o desenvolvimento de armamento completamente autônomo.

Aparelhos letais semiautônomos já estão sendo criados em várias partes do mundo e, na fronteira entre as Coreias, algumas já estão inclusive em uso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.