Caneta inteligente descobre câncer em tecido humano em apenas 10 segundos

1 min de leitura
Imagem de: Caneta inteligente descobre câncer em tecido humano em apenas 10 segundos
Imagem: Universidade do Texas

Um dos recursos no combate ao câncer é remover pedaços de tecidos já contaminados pela doença, mas uma caneta inteligente pode tornar esse processo bem mais simples. De forma bem específica, ela pode resolver a questão e identificar câncer em um pedaço de tecido em apenas 10 segundos.

Um estudo publicado nesta semana na Science Translational Medicine detalha o equipamento chamado de MasSpec Pen. O aparelho se parece com uma caneta convencional que se conecta a um espectrômetro e utiliza uma gotícula de água para avaliar ou não a presença de células cancerígenas em um tecido.

Tudo isso leva poucos segundos e deve agilizar de forma bastante significativa o processo de avaliação dos médicos na hora de realizar uma cirurgia para remover tecidos contaminados pelo câncer. Nos testes realizados com 253 amostras de tecido humano, a precisão do dispositivo foi de incríveis 96%.

O próximo passo dos cientistas é reduzir o tamanho do dispositivo. O espectrômetro no qual a caneta é acoplada é grande e caro e a intenção é tornar o dispositivo o mais simples, barato e “portátil” possível. De qualquer forma, mesmo a iniciativa da forma como ela se encontra agora é um avanço e pode trazer benefícios incríveis para o diagnóstico e remoção de tecidos afetados pelo câncer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.