Inteligência artificial é capaz de reconhecer até rostos disfarçados

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial é capaz de reconhecer até rostos disfarçados

Os avanços da tecnologia podem trazer benefícios enormes para a população, mas sempre alguém vai dar um jeito de usá-la de maneira controversa. Assim, um grupo de pesquisadores do Reino Unido e da Índia trabalham no desenvolvimento de um sistema com inteligência artificial que é capaz de identificar faces mesmo que estejam disfarçadas, seja com óculos escuros, bonés ou chapéus e até lenços.

Se por um lado fica mais fácil identificar e localizar, por exemplo, algum suspeito de ter cometido um crime, máquinas capazes de reconhecer rostos dessa maneira podem tirar completamente a privacidade das pessoas, dando poder de controle para quem eventualmente não deveria ter.

pessoas

Medição de pontos

Utilizando pontos específicos do rosto de uma pessoa e realizando a medição entre esses marcos é possível identificar alguém mesmo que parte do rosto esteja coberta. A taxa de sucesso do sistema ainda é de 56%, mas deve aumentar com o desenvolvimento da plataforma.

Caso alguma parte da sua face esteja visível, cuidado, pois não vai demorar muito para que você seja reconhecido mesmo assim

O “aprendizado” da inteligência artificial é feito com dois conjuntos de dados contendo 2 mil imagens extremamente variadas cada, não apenas do rosto de pessoas. A máquina aprende o que ali pode representar alguém e determina esses pontos e as distâncias.

A taxa de reconhecimento ainda cai um pouco quando alguém está usando óculos, por exemplo, mas caso alguma parte da sua face esteja visível, cuidado, pois não vai demorar muito para que você seja reconhecido mesmo assim.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.