Robô Pepper vai ser programado para rezar em velórios no Japão

1 min de leitura
Imagem de: Robô Pepper vai ser programado para rezar em velórios no Japão

Os robôs estão ficando cada vez mais inteligentes e, por isso, vêm sendo aplicados nas mais diversas atividades que você pode imaginar. No Japão, Pepper ficou famoso por reagir com “emoções” no relacionamento com os humanos e servir de assistente doméstico e até recepcionista em estabelecimentos comerciais.

A companhia interessada em oferecer esses serviços trabalha com a organização de cerimônias fúnebres desde o ano 2000

Dessa vez, uma empresa de Kanagawa vai ultrapassar os limites até então alcançados por Pepper ao vestir o robozinho com um robe budista e disponibilizá-lo para recitar sutras em funerais da religião que é muito popular no Japão. Assim, Pepper se torna uma alternativa mais barata para sacerdotes humanos que realizam a mesma atividade.

A companhia interessada em oferecer esses serviços trabalha com a organização de cerimônias fúnebres desde o ano 2000 e pretende receber cerca de 50 mil iens, em torno de R$ 1.450, por evento feito com o Pepper, que será programado para recitar sutras de quatro igrejas budistas japonesas.

De olho no futuro

Os esforços para inserirem robôs no mercado de funerárias podem parecer estranhos, mas eles acontecem em um contexto em que o mercado busca a modernização desse segmento que, além de ser muito procurado (por motivos óbvios, afinal, a morte é inevitável), gira muito dinheiro, especialmente no Japão, onde esse tipo de serviço é muito caro.

A empresa, chamada Nissei Eco, vai fazer de Pepper a atração principal de seu estande na feira que reúne centenas de companhias do ramo funerário no Japão, a Life ending Industry Expo, onde é possível até experimentar caixões tecnológicos e planejar o seu próprio velório, onde, a partir de agora, vai poder contar com um robô que reza. Esquisito, não?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.