NASA comemora 5 anos de exploração marciana da Curiosity e lança vídeo

1 min de leitura
Imagem de: NASA comemora 5 anos de exploração marciana da Curiosity e lança vídeo

A sonda Curiosity completou no último domingo (6) cinco anos de exploração na superfície de Marte, e a NASA está celebrando as conquistas do robô com o vídeo que você confere a seguir. Trata-se de um clipe montado com fotos de uma câmera auxiliar da sonda que está sempre apontada para o chão a fim de detectar perigo. São centenas de imagens dos últimos cinco anos da cratera Gale, onde a Curiosity tem descoberto detalhes do passado do planeta, inclusive provas da existência de água corrente há milhares de anos na superfície.

Todas as fotos também foram relacionadas à exata localização no Planeta Vermelho onde elas foram tiradas e, com isso, você pode ver os detalhes do trajeto que a sonda vem fazendo. É interessante ressaltar que essas imagens não são de tão boa qualidade quanto as que NASA normalmente usa como material de divulgação porque são feitas com uma câmera auxiliar, que está sempre ligada e de olho no ambiente.

A Curiosity é uma das mais importantes fontes de informação que a humanidade tem a respeito de Marte atualmente. Ela conseguiu medir o nível de salinidade e o pH da cratera em que se encontra e descobriu que o local já foi um grande lago que secou e encheu de água, com mudanças na quantidade de sal ao longo do tempo.

Fora as descobertas, a Curiosity tem chamado atenção por ter sobrevivido a condições bem adversas na superfície do planeta vizinho. Suas rodas estão ficando desgastadas, por exemplo, e sua broca principal está com defeito, o que impediu a utilização desse equipamento em 2017.

Contudo, a sonda ainda é capaz de explorar e fotografar com bastante qualidade, como as imagens da galeria mostram. Detalhe para a “selfie” que, na verdade, é uma sobreposição de 57 fotos para mostrar todo o corpo da sonda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.