Inception! Satélite grava lançamento de foguete com outros 73 satélites

1 min de leitura
Imagem de: Inception! Satélite grava lançamento de foguete com outros 73 satélites
Imagem: Planet

Poucas vezes a frase “estar no lugar certo, na hora certa” fez tanto sentido quanto em uma filmagem espacial feita no último dia 19 de julho. Isso porque, na ocasião, um pequeno satélite se encontrou na situação ideal para registrar o lançamento de um foguete com dezenas de outros satélites ao espaço.

O caso é, no mínimo, inusitado e divertido: a equipe responsável pelo Dove – um equipamento do tamanho de uma caixa de sapato – só ficou sabendo que o aparelho teria uma visão privilegiada da jornada mais recente de um foguete Soyuz poucas horas antes de ela ocorrer. Com base nisso, os engenheiros “manobraram” o dispositivo para que ele mirasse a plataforma de lançamento montada no Kazaquistão.

Qual foi o resultado da brincadeira? Uma sequência de fotos tiradas ao longo dos dois minutos e meio do trajeto que foram compiladas em um vídeo de 12 segundos. Considerando que o Dove trafegava a cerca de 24 mil km/h enquanto fazia seus cliques, a produção até que ficou bem bacana, não é mesmo?

O mais bacana de toda a história é mesmo o fato de o Soyuz em questão estar dando carona para nada menos que 73 satélites de diversas empresas e órgãos. Entre esses “passageiros”, está um Kanopus-V-IK, desenvolvido para detectar incêndios florestais diretamente do espaço, e 48 outros satélites Flock 2k – que também fazem parte da iniciativa Dove.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.