Cientistas querem recarregar baterias com energia do corpo

2 min de leitura
Imagem de: Cientistas querem recarregar baterias com energia do corpo

As baterias são um ponto fraco da indústria mobile. Cada vez mais potentes, os dispositivos móveis necessitam de soluções inteligentes para aproveitar melhor a carga de uma bateria e também recarregar mais rápido o repositório de energia de um tablet ou smartphone.

Assim, muitos pesquisadores têm buscado alternativas para as formas tradicionais de fornecer energia a um dispositivo. Uma das apostas é o uso de mecanismos capazes de coletar energia a partir do corpo humano, dispensando assim o uso de baterias convencionais.

Essa inovação teria uma utilidade ainda maior junto à indústria da saúde, afinal, se imaginarmos um dispositivo que precisa de bateria para continuar trabalhando — como um implante cerebral ou no coração —, ter que removê-lo para “trocar a pilha” pode ser algo trabalhoso e arriscado.

“Se um dispositivo depende de baterias, substituí-las demandaria cirurgia, então, oferecer recursos para dispositivos médicos é uma grande vantagem e pode realmente afetar a vida das pessoas”, defende a professora da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, Dina El-Damak.

Do calor

O método mais óbvio quando se fala nisso é obter energia a partir do movimento, mas muitos cientistas não apostam nessa modalidade por uma razão também bastante óbvia: nem todos os dispositivos podem se dar ao luxo de funcionar somente quando o seu portador está em movimento.

Uma opção encarada por alguns pesquisadores é o método piezoelétrico, que gera energia a partir da pressão aplicada a determinados materiais. Contudo, a favorita dos cientistas é a energia gerada a partir do calor do corpo humano, algo que nós jamais deixamos de produzir enquanto vivos. A esse método se dá o nome de geração termoelétrica.

Um exemplo disso vem da Universidade da Carolina do Norte, também nos EUA, onde o professor Daryoosh Vashaee criou um dispositivo capaz de capturar a diferença de temperatura um corpo humano e o ambiente externo para transformar em eletricidade.

A bateria ainda é o Calcanhar de Aquiles da indústria mobile.

O grande problema dessa modalidade é a quantidade de energia obtida pelo dispositivo, sempre muito baixa e incapaz de carregar um telefone celular, por exemplo. Com isso, para ser útil, o método pode ser aplicado apenas a objetos altamente eficientes do ponto de vista de consumo energético, ou seja, que consumam pouquíssima energia.

Da fricção

Há ainda iniciativas que estudam a criação de energia a partir da fricção de materiais — a geração triboelétrica —, como o pequeno gerador criado pelo professor do Instituto de Tecnologia da Georgia Zhong Lin Wang. Nesse método, os pesquisadores desenvolveram um dispositivo vestível capaz de obter energia a partir do movimento e do atrito entre objetos.

Apesar de qualquer material gerar atrito, a escolha certa pode resultar em um método ainda mais eficiente do que a geração termoelétrica, aponta Wang. Esse tipo de tecnologia poderia ser implementada em roupas tecnológicas, por exmeplo, mas também em sensores corporais, ampliando bastante as suas possibilidades.

Infelizmente, porém, é bem difícil imaginar que uma novidade como essa esteja disponível a curto prazo — Wang acredita que levam pelo menos três anos até que o seu sistema de geração de energia a partir da fricção chegue ao mercado. Até lá, o grande exemplar desse ramo é o Matrix PowerWatch, um relógio que usa geração termoelétrica para funcionar e foi criado a partir de um projeto de financiamento coletivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.