Uma visita a Marte já está em nossos planos faz um bom tempo e, ainda que esse dia esteja cada vez mais perto graças aos avanços tecnológicos, vai demorar uns bons anos para que isso aconteça efetivamente. Até lá a NASA vem registrando o máximo que pode para saber mais a respeito do Planeta Vermelho. E agora você pode ter uma ideia de como é a superfície, da poltrona de sua casa ou escritório, a partir de um vídeo em 360 graus, disponibilizado na última quinta-feira (4) pela agência espacial estadunidense.

As imagens são das Dunas Bagnold, próximas ao Monte Sharp

Esse registro é resultado de um exame inédito feito entre fevereiro e abril deste ano pelo Curiosity Rover nas dunas de Ogunquit Beach. O estudo tem ajudado os cientistas a compreender melhor como os ventos de lá interagem na formação do terreno, que apresenta blocos com padrões muito diferentes mesmo estando próximos. Veja:

Estão na compilação de 115 fotos o que os pesquisadores chamam de Dunas Bagnold e Monte Sharp e o levantamento é essencial para concluir algo sobre o comportamento do clima na superfície marciana. Neste momento, o veículo tem coletado detritos para análise e continua as avaliações nessa região, que pode ter abrigado lagos ancestrais e até mesmo conter resquícios de água.

Cupons de desconto TecMundo: