Para derreter o cérebro: seria esta a ilusão de ótica mais insana da década

1 min de leitura
Imagem de: Para derreter o cérebro: seria esta a ilusão de ótica mais insana da década

Reproduza o vídeo acima e, a partir dos 25 segundos, responda: o quadrado realmente está parado? Pois, para a surpresa dos que possuem até o mais afiado par de olhos, a resposta é sim! O que gera a impressão de que as linhas estão se movendo é o “rolar” dos pontos que compõem a figura. Essas rolagens sofrem alterações de velocidade, o que gera o efeito de ilusão, de deslocamento.

contundente figura "animada" foi a vencedora do concurso de Melhor Ilusão do Ano de 2016, um evento criado com o objetivo de discutir a forma como vemos o mundo e provar que, indiretamente, nossa percepção é gerada por mecanismos cerebrais. “O estudo das ilusões é fundamental para que possamos entender os sensores de percepção e muitas doenças oftalmológicas e neurológicas”, diz a página do concurso.

Apenas os pontos que compõem a figura estão piscando

Sob o título “Movimento de Integração Desencadeada: Novos Truques para Cachorros Velhos”, a ilusão tem como autores os pesquisadores Mathew T. Harrison e Gideon P. Caplovitz, ambos da Universidade de Nevada, Reno, nos EUA. A seleção do conceito vencedor é feita a partir do julgamento individual de juízes, que avaliam as 10 ilusões finalistas. Veja abaixo os vencedores de 2º e 3º lugares:

2º Lugar: Ilusão do Cilindro Ambíguo

Ilusão criada por Kokichi Sugihara, da Universidade de Meiji, no Japão.

3º Lugar:  Ilusão Silhouette Zoetrope

Ilusão criada por Christine Veras, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura.

As ilusões vencedoras das edições passadas do concurso podem ser vistas aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.