Originalmente prometido para maio, o Chromecast chegou oficialmente nesta quarta-feira (4) ao comércio brasileiro. Vendido ao preço sugerido de R$ 199, o dispositivo já pode ser encontrado nas lojas virtuais das redes Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, devendo chegar em breve a outros meios.

O dispositivo tem como principal objetivo oferecer recursos de conectividade e aplicativos a televisores que não contam com recursos “inteligentes”. Toda a programação disponível pode ser controlada com o auxílio de aplicativos disponíveis nos sistemas Windows Phone, Android e iOS.

Apesar de acessível, o preço do aparelho se mostra ligeiramente mais “salgado” que aquele praticado nos EUA: US$ 35, equivalente a aproximadamente R$ 80. Na época em que o produto chegou aos Estados Unidos, era possível encontrá-lo em importadoras por aproximadamente R$ 140, valor que incluía o frete de envio e impostos.

Funções e aplicativos

Através do Chromecast, cujo visual se assemelha a um pendrive convencional, é possível ter acesso a serviços de streaming como Netflix, YouTube e Rdio. Também é possível usar o aparelho como uma forma de transmitir o conteúdo de uma página do Chrome a partir de um laptop com os sistemas Windows e Mac OS X.

Até o momento, a Google não anunciou nenhuma parceria com uma provedora local de conteúdo para oferecer conteúdos específicos ao Brasil. A expectativa é a de que o gadget ganhe mais opções de aplicativo em breve, algo que deve ser ajudado pelo lançamento do kit de desenvolvimento da plataforma, tornado público em fevereiro deste ano.

Cupons de desconto TecMundo: