EON Sports VR é uma startup fundada em Kansas City, nos EUA, e o objetivo da companhia é mudar, através da utilização da tecnologia, a forma como esportes são praticados. Em junho do ano passado, a empresa informou que estava trabalhando em um simulador interativo de rebatidas de baseball, e ele finalmente foi apresentado durante a CES deste ano, que está acontecendo em Las Vegas.

Óculos impressos em 3D, que contam com uma série de sensores de rastreamento de movimentos, e um taco de baseball são tudo o que alguém precisa antes de entrar no simulador, que mede cerca de 3 x 3 x 3 metros. O sistema é controlado por dois projetores e algumas câmeras de captura de movimento Vicon, usadas para detectar exatamente o ponto de vista do rebatedor através dos sensores nos óculos.

No entanto, diferente de muitos dos produtos apresentados na feira até agora, o alvo do simulador não é o consumidor doméstico, mas sim atletas de nível profissional ou universitário. É possível programar o aparato para recriar diversos tipos de arremessos diferentes, como bolas rápidas, curvas, change-ups etc. Os arremessos são gerados a partir de dados de jogadores profissionais. Dessa forma, os atletas poderiam treinar para melhorar suas rebatidas contra os tipos de arremessos com os quais sentem mais dificuldade.

No estágio atual do projeto, o simulador ainda não é capaz de dar uma resposta tátil “real” às rebatidas, como o impacto da bola contra o taco ou a diferença de peso entre um bastão de madeira e outro de metal, mas isso já está nos planos da EON Sports VR. Resta saber se no futuro essa tecnologia realmente vai substituir de vez os treinos contra arremessadores reais ou servirá apenas como um complemento no treinamento de rebatedores.

Quais outros esportes poderiam se beneficiar de dispositivos de realidade virtual para melhorar a técnica de seus atletas? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: