Sony revela protótipos de seus rivais para o Google Glass na CES 2015

2 min de leitura
Imagem de: Sony revela protótipos de seus rivais para o Google Glass na CES 2015
Imagem: Engadget

Depois de toda a polêmica a respeito do Google Glass e de boatos de que a Intel estaria trabalhando em seus próprios óculos inteligentes, a Sony também entrou na onda e exibiu dois modelos interessantes dos visores vestíveis em seu estande na CES 2015. Como diferencial com relação ao dispositivo da gigante das buscas, no entanto, um dos aparelhos da empresa japonesa foi pensado para poder ser preso a qualquer armação que você tiver.

O SmartEyeglass Attach da Sony consiste de um pequeno módulo que pode ser preso aos seus óculos e que conta com uma microdisplay OLED com resolução de 640 x 400 pixels, projetando imagens em um pequeno vidro localizado na frente da sua lente direita. Além disso, o equipamento também dispõe de um processador ARM Cortex A7, conexão via WiFi e Bluetooth 3.0, acelerômetro, bússola e uma bateria de 400 mAh.

Outro atrativo do SmartEyeglass da Sony é a sua leveza, com o aparelho pesando apenas 40 gramas. Embora o protótipo exibido no evento necessite de óculos com uma armação com um formato especial para que o Attach possa ser preso, os planos da companhia para o lançamento envolvem oferecer uma variedade de opções para que a novidade possa ser colocada em qualquer tipo de estrutura – até mesmo um simples adesivo poderá ser usado.

Outra abordagem

Além do Attach, a empresa japonesa também demonstrou em seu estande o SmartEyeglass Developer Edition, cujo visual lembra mais um par robusto de óculos 3D do que um display vestível. As imagens são projetadas diretamente em ambas as lentes em uma tonalidade verde ligeiramente transparente feita para não causar sobreposição de imagens e permitir usar ambos os olhos ou qualquer um deles isoladamente sem sensação e estranhamento.

A navegação pelos menus e a interação com o conteúdo exibido são feitos por meio de um pequeno controle remoto na forma de disco com alguns botões. Na demonstração, o aparelho podia ser usado para experimentar um jogo de tiro em realidade aumentada, mas as aplicações reais podem envolver itens como navegação e outras funções variadas.

Por enquanto, a Sony não revelou o preço nem as datas para a chegada das novidades ao mercado – e sequer confirmou se os óculos realmente vão ser vendidos ao público em geral. Ainda assim, é interessante observar como as grandes companhias de eletrônicos da atualidade estão abordando as novas tecnologias vestíveis, que vêm para se somar à crescente quantidade de aparelhos do nosso cotidiano.

Confira as imagens dos protótipos de óculos inteligentes da Sony nas galerias acima e não deixe de clicar aqui para saber sobre as outras novidades relevadas pela fabricante japonesa em sua conferência na CES 2015.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.