Samsung Dual: uma TV, duas pessoas, dois programas

1 min de leitura
Imagem de: Samsung Dual: uma TV, duas pessoas, dois programas

Você está assistindo a um filme na TV, mas seu pai quer ver o telejornal. E agora? Com a tecnologia de tela Dual-View da Samsung, brigas pelo conteúdo da televisão estão com os dias contados. Apresentada durante a CES 2012, em Las Vegas (EUA), o inovador sistema permite que duas pessoas assistam a dois conteúdos diferentes no mesmo televisor. Fantástico, não?

Quase mágica

Testamos o Samsung Dual-View e a experiência foi simplesmente surpreendente. Os dois vídeos rodam simultaneamente a 60 quadros por segundo no televisor. A mágica da tecnologia Dual-View fica por conta dos óculos especiais que são capazes de filtrar o vídeo a que você deseja assistir. Por meio de um pequeno botão nos óculos, é possível selecionar o conteúdo número um ou dois, alternando entre os programas instantaneamente.

O sistema funciona de forma bastante semelhante à TV PlayStation 3D da Sony, que utiliza os óculos como filtro de imagem e como fonte do efeito 3D.

Durante a demonstração da Dual-View, pudemos trocar de um show de rock para um filme. Apesar da tecnologia implicar o uso dos óculos (que, por mais leves que sejam, são sempre um incômodo), a qualidade da imagem é equivalente àquela presente em televisões LCD normais. E alternar programas é fácil, rápido e suave.

Como bem apontou a equipe da Samsung, a tecnologia Dual-View terá um uso especial no mundo dos games. Já imaginou jogar um fps lado a lado com um amigo sem que ele veja o seu esconderijo? Hoje, isso é feito por meio da tela dividida e pela já mencionada televisão do Playstation.

E o áudio?

Agora, você deve estar se perguntando: "Certo, posso ver duas imagens diferentes, mas e o áudio?" Para resolver este problema, a Samsung colocou dois pequenos alto-falantes nas pernas dos óculos, que fornecem o som certo do programa que você escolher.

Durante o teste, a qualidade do áudio desse sistema foi bastante decepcionante. Um fone de ouvido propriamente dito talvez resolveria a falha, oferecendo uma experiência de som mais imersiva. No entanto, isso impossibilitaria a conversa com a pessoa do outro lado do sofá, transformando a TV Dual-View em um televisor pra lá de individualista.

A informação repassada pela Samsung é que esta tecnologia deve estar disponível no mercado ainda em 2012.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.