WiDi: tecnologia sem fio da Intel liga seu laptop à TV

2 min de leitura
Imagem de: WiDi: tecnologia sem fio da Intel liga seu laptop à TV

O mundo das tecnologias sem fio ganha um reforço de peso. A gigante dos processadores Intel anunciou na última CES (Consumer Eletronics Show) o lançamento de uma tecnologia que permite a transmissão sem fio de áudio e vídeo em alta definição de laptops para televisores.

O nome do projeto é Intel Wireless Display, ou somente WiDi, e com ela é possível assistir a filmes e videoclipes de seu notebook em alta definição em uma HDTV, com tela e qualidade muito superiores.

Recurso da nova linha de processadores Intel

O WiDi é um recurso padrão da nova linha de processadores da Intel (Core i3, Core i5 e Core i7), ou seja, para usufruir da nova tecnologia é necessário ter algum dos três em seu notebook. Esses dispositivos estão disponíveis no mercado desde o último dia 17 de janeiro e podem ser encontrados em lojas brasileiras.

Vídeo demonstrativo da tecnologia WiDi

Receptor

Para ver as imagens do notebook em um supertelevisor HDTV é preciso também um receptor. Atualmente existe apenas um no mercado mundial que decodifica os dados enviados pelo notebook equipado com a tecnologia WiDi, é o NETGEAR Push2TV e custa US$ 100 nos Estados Unidos.

Fonte: Divulgação

Esquema ilustrando o funcionamento do WiDi. Fonte: Divulgação.

O aparelho é conectado ao televisor e, tal qual acontece com canais a cabo (nesse caso, porém, sem o cabo), o sinal emitido do notebook é recebido, decodificado e transmitido na televisão com a melhor qualidade de áudio e vídeo disponível.

Chega de se amontoar em frente ao computador

Uma das facilidades proporcionadas por essa nova tecnologia é bastante clara: nada de várias pessoas se amontoando em frente ao laptop para assistir a um filme. Esse é seu grande diferencial, usar todos os recursos de uma televisão com suporte para alta definição para transmissão de vídeos, visualização de imagens e até mesmo navegação.

As imagens do PC diretamente na TV. Fonte: Divulgação

As imagens do PC diretamente na TV. Fonte: Divulgação

Requisitos mínimos

Além de um dos processadores Intel e do receptor indicados acima, existem outros pré-requisitos mínimos para que seja possível utilizar a tecnologia WiDi. Veja quais são:

• Chipset – Intel HM57, Intel HM55, Intel QM57 ou Intel QS57
• Vídeo – Intel HD Graphics
• Wireless – Intel Centrino Advanced-N 6200, Inten Centrino Advanced-N +WiMax 6520 ou Intel Centrino Ultimate N 6300
• Software – Intel My WiFi Technology e Intel Wireless Display pré-instalado e habilitado
• Sistema operacional – Windows 7 64-bit, Home Premium, Ultimate ou Professional

Sem dúvida a tecnologia WiDi é uma excelente iniciativa, pois funciona de maneira simples e – pelo visto até agora – não necessita de configurações complexas, é apenas um plugar e usar como tantas outras.

Como foi desenvolvida pela Intel, nada mais natural do que estar presente somente em seus equipamentos – ainda mais em um mercado tão cheio de obscuridades como o dos processadores e seus componentes. Mas, sem dúvida, logo começam a surgir vários serviços semelhantes por aí. É só questão de tempo.

Não deixe de nos contar sua opinião a respeito da novidade da Intel: comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.