O que você estava fazendo em 2006? Eu ainda estava na oitava série do ensino fundamental, e, caso você já fosse um aficionado em tecnologia naquela época, talvez estivesse atrás de algum “celular inteligente” ou “com mais funções”, como eram designados os smartphones. Sendo assim, que tal relembrar alguns dos principais modelos lançados em 2006 só para experimentar um pouquinho de nostalgia de 10 anos atrás?

O pessoal do PhoneArena fez uma seleção de alguns dos aparelhos considerados mais inteligentes que estavam no mercado em 2006, e nós vamos trazer para você alguns dos que chegaram a ser lançados no Brasil.

BlackBerry Pearl 8100

Esse modelo foi lançado globalmente pela BlackBerry, então conhecida como RIM, em 2006 e chegou a ser vendido pela TIM no Brasil algum tempo depois. O modelo era a grande novidade da marca na época, trazendo uma interface inteligente (com email, agenda e lembretes!) em um formato não muito largo, como outros modelos QWERTY da empresa.

É importante lembrar que, em 2006, ninguém dava bola para velocidade do processador ou quantidade RAM. As pessoas queriam saber quanto de espaço interno havia, as informações da câmera e também quais bandas GSM o aparelho possuía! Um quad-band naquela época era um luxo.

HTC TyTN

Ao que tudo indica, esse aparelho foi comercializado no Brasil apenas na sua segunda geração, mas ambos ainda eram essencialmente os mesmos. O HTC TyTN foi um dos primeiros smartphones “populares” a contar com rede 3G HSPDA e também a trazer conectividade WiFi. Ele tinha Windows Mobile 5.0 e ainda possuía um teclado deslizante QWERTY, além de tela sensível ao toque resistiva.

Motorola Q

Talvez a série de smartphones de 2006 mais popular no Brasil nos anos subsequentes, os Motorola Q (de 8 a 11) tinham um design que lembrava muito o icônico V3, mas seu perfil era uma barra e seu teclado um QWERTY completo. Eles também possuíam Windows Mobile 5.0, mas não possuíam uma tela sensível ao toque, diferente do HTC acima. O modelo tinha sido desenvolvido para combater a BlackBerry, sendo mais barato.

Nokia N93

Tido como modelo de smartphone mais avançado da época, por contar com uma verdadeira câmera filmadora na sua lateral, o N93 da finada Nokia era bem gordinho e marcou uma linguagem de design para a linha de smartphones "N" da marca. O aparelho tinha 3G, WiFi, e o Symbian 9.1 garantia um desempenho matador para a época.

A tal câmera tinha incríveis 3.2 MP e zoom óptico de 3x com lentes Carl Zeiss, sendo capaz de captura vídeo em até 30 fps! O aparelho ainda contava com Adobe Flash para navegar e visualizar sites da antiga internet.

Palm Treo 680

O modelo chegou a ser comercializado no Brasil apenas na cor grafite. Esse foi o primeiro da marca com uma antena interna, mas ele não tinha 3G ou WiFi, sendo considerado uma alternativa de baixo custo nesse segmento na época. Pelo menos, ele vinha com uma caneta stylus e tela sensível ao toque de 2,5’’.

Qual era o seu smartphone na era pré-iPhone/pré-Android? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: