6 apps que podem ajudar você a controlar os seus gastos na conta do celular

4 min de leitura
Imagem de: 6 apps que podem ajudar você a controlar os seus gastos na conta do celular

O Brasil possui mais de 280 milhões de linhas celulares ativas, ultrapassando (e bastante) o número total da população do país. Desse número, aproximadamente 75% são aparelhos pré-pagos, enquanto 25% somam os dispositivos pós-pagos. Seja um celular pré-pago ou pós-pago, é sempre interessante ficar de olho nos gastos (fixos ou adicionais) de suas contas e monitorar o consumo de dados de internet.

Para tanto, existem alguns apps que podem auxiliá-lo nessa tarefa (além de oferecem recursos extras). Você pode conferir logo abaixo alguns aplicativos essenciais para quem possui um aparelho pré-pago ou pós-pago, além dos apps oficiais das principais operadoras do país. Vamos lá:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1 – Mobobox (iOS e Android)

O Mobobox é capaz de identificar a operadora de qualquer celular do Brasil – algo excelente para os usuários que possuem desconto para ligar para operadoras específicas. Inclusive, ele pode filtrar todos os seus contatos por operadora.

O app é compatível com aparelhos de dois chips e não possui anúncios publicitários para distraí-lo. Para completar, o Mobobox inclui automaticamente o nono dígito quando necessário. Para aproveitar todas as vantagens do plano, um app como o Mobobox pode ser bem interessante.

2 – RecargaPlay (iOS, Android e Windows Phone)

O RecargaPlay é destinado aos usuários com aparelhos pré-pagos, pois permite que você recarregue os créditos do celular de diferentes modos. Por exemplo, você pode pagar através de boletos bancários ou à vista no débito.

O RecargaPlay é compatível com todas as grandes operadoras do país, incluindo Vivo, TIM, Oi e Claro. O melhor é que as transações realizadas são livres de qualquer taxa – o valor pago é realmente o creditado no celular. Outro ponto interessante é que o app pode ser utilizado mesmo offline, quando você está sem plano de dados.

3 – Skype / Viber / WhatsApp (iOS, Android e Windows Phone)

Se você quer economizar com suas ligações, especialmente se forem para outros estados ou países, utilize mais frequentemente apps como o Skype, o Viber e o WhatsApp para realizar chamadas.

Isso pode parecer algo um tanto básico de afirmar, porém há pessoas que se esquecem de fazer ligações através desses aplicativos, utilizando-os somente como simples mensageiros. Com chamadas telefônicas gratuitas, só é preciso estar conectado à internet de modo estável para que as transmissões não fiquem falhas e inconstantes.

4 – Onavo Count (iOS e Android)

O Onavo Count produz relatórios intuitivos para ajudar você a entender o consumo de dados móveis do celular, independente da operadora. Além disso, também é permitido visualizar a quantidade de dados utilizada por apps específicos instalados no aparelho. Logo ao iniciar o Onavo, você deve definir o plano e o ciclo de cobrança para o software fornecer informações sempre atualizadas.

O interessante é que o Onavo Count exibe as categorias específicas que utilizam mais dados, sejam vídeos, músicas ou mapas. Para finalizar, você também pode receber notificações em tempo real quando o limite está próximo de ser atingido.

5 – My Data Manager (Android e iOS)

O My Data Manager é outro app que deve ser especialmente interessante para quem possui um aparelho pré-pago ou para aqueles que querem monitorar o consumo de dados do celular. Com ele, você pode saber a quantidade exata de dados que foi utilizada em roaming, na rede móvel ou por conexões WiFi – o que é bem útil.

Além disso, é permitido verificar o que cada app consome individualmente, de modo que você fique de olho nos apps que mais utilizam os dados da operadora. Você também pode especificar a data de vencimento das faturas para receber avisos se estiver próximo de atingir o limite do mês (um lembrete sempre bem-vindo).

6 – Opera Max (Android)

Esse é mais um app eficiente de gerenciamento de dados sobre redes móveis. Com o intuito de fazer você gastar menos, ele comprime imagens e vídeos da maioria dos softwares instalados para filtrar o uso de internet e, consequentemente, diminuir o uso.

O Opera Max também oferece um relatório (diário ou mensal) de tudo o que foi consumido e economizado no 3G/4G da operadora. O destaque fica por conta da compressão de vídeos do YouTube e do Netflix, apps que normalmente consomem bastante banda.

Bônus: os apps oficiais de operadoras telefônicas

1 – Meu TIM (iOS e Android)

Com esse app, você pode verificar de modo simples e rápido todas as informações do plano contratado, detalhes do consumo de dados no pós-pago, últimas faturas, saldo, promoções etc. Inclusive, é permitido realizar recargas. Pelo Meu TIM, você também pode migrar de plano, atualizar dados cadastrais, alterar o tipo de conta e recontratar pacotes.

2 – Meu Vivo (iOS, Android e Windows Phone)

O app Meu Vivo permite que você gerencie várias funções de aparelhos pré-pagos ou pós-pagos. Com ele, é fácil verificar saldo de créditos, promoções ativas, detalhes do plano contratado, histórico das faturas, saldo de pontos do programa Vivo Valoriza e muito mais.

3 – Minha Claro (iOS e Android)

Como os apps já mencionados, o Minha Claro também permite que você visualize o saldo de créditos de modo direto e rápido, recarregue até dois números de celulares, compre pacotes de voz ou de torpedo, consulte e ative promoções no aparelho, ouça recados gravados no dispositivo e muito mais.

4 – Minha Oi (iOS e Android)

Por último, temos o app da operadora Oi. O software permite que você acompanhe em tempo real o consumo de dados, recarregue créditos, compre pacotes de dados, gerencie suas contas e participe de promoções. Além disso, ele também oferece alguns recursos adicionais, como os avisos de vencimento das contas, informações em códigos de barras e conta detalhada em PDF.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.