Duro na queda: CAT S50 é o 'smartphone indestrutível' da Caterpillar

3 min de leitura
Imagem de: Duro na queda: CAT S50 é o 'smartphone indestrutível' da Caterpillar

A Caterpillar é uma empresa muito conhecida pela fabricação de maquinário pesado, como tratores, colheitadeiras e outros equipamentos desse porte. No entanto, já faz algum tempo que a companhia tem investido em outro segmento completamente diferente daquele na qual ela é especializada: a fabricação de smartphones.

No ano passado, durante a IFA 2014, o modelo CAT S50 foi apresentado oficialmente para o público como o "smartphone indestrutível" da Caterpillar. Esse aparelho, que pesa 185 gramas, é equipado com a versão KitKat do Android e traz um processador quad-core para realizar tarefas exigentes. Para garantir a resistência, o aparelho conta com a certificação IP67 (resistência contra água e poeira) e a certificação militar 810G, o que confere proteção contra impactos, vibrações, radiação solar e muito mais.

Caterpillar CAT S50.

Especificações técnicas do CAT S50

  • Sistema operacional: Android 4.4 (KitKat)
  • Tela: LCD IPS 4,7 polegadas com proteção Gorilla Glass 3
  • Resolução de tela: 1280x720 pixels (HD)
  • Densidade de pixels: 312 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 400
  • CPU: Quad-core de 1,2 GHz
  • GPU: Adreno 305
  • Memória: 2 GB de RAM
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 64 GB
  • Câmera traseira: 8 MP
  • Câmera frontal: 0,3 MP (VGA)
  • Bateria: 2.630 mAh (não removível)
  • Conectividade: WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0, micro USB 2.0, 3G e 4G
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, luminosidade e compasso
  • Extras: certificação IP67 (resistência contra água e poeira) e certificação militar 810G (proteção contra poeira, umidade, chuva, vibrações, radiação solar e choques térmicos e mecânicos)
  • Dimensões: 144,5 mm (altura) x 77 mm (largura)
  • Espessura: 12,7 mm
  • Peso: 185 gramas

Caterpillar CAT S50.

Construção resistente

Apesar de trazer as funcionalidades essenciais que todo smartphone possui, o verdadeiro destaque do CAT S50 é a sua construção robusta. O aparelho é capaz de aguentar situações adversas, como choques mecânicos, quedas, submersão em água e ambientes com poeira e ainda continuar funcionando normalmente.

Porém, a resistência traz um ponto negativo, que pode não ser tão ruim para o público alvo desse smartphone: o CAT S50 é grande (144,5 mm x 77 mm), espesso (12,7 mm) e pesado, o que é natural se levarmos em conta os materiais e as camadas de proteção necessárias para conferir a resistência ao aparelho.

Caterpillar CAT S50.

Tela

A tela do CAT S50 não surpreende pela qualidade, mas por causa da resistência. A tela de 4,7 polegadas apresenta resolução HD e possui a tradicional proteção da Cornig, a Gorilla Glass 3. Uma das vantagens do display é a capacidade de permanecer funcional mesmo quando estiver molhado.

Desempenho

Apesar de também não ser o foco do smartphone, a Caterpillar fez questão de equipar o aparelho com componentes de hardware que devem atender o seu público. O chipset Snapdragon 400, da Qualcomm, aliado aos 2 GB de memória RAM, deve ser capaz de lidar com a maioria das aplicações exigidas pelos usuários.

Caterpillar CAT S50.

O CAT S50 ainda possui 8 GB de armazenamento interno, o que pode ser expandido com cartão micro SD de até 64 GB. O smartphone também possui alguns sensores (acelerômetro, proximidade, luminosidade e compasso) e as conectividades tradicionais de celulares atuais (WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0, micro USB 2.0, 3G e 4G).

Câmera e interface

Mesmo celulares resistentes devem trazer uma câmera de qualidade. A Caterpillar garantiu isso incluindo um sensor traseiro de 8 MP capaz de gravar vídeo em HD (720p) e tirar fotos com a ajuda do flash LED. A câmera frontal, de qualidade VGA, deve ser capaz de ajudar apenas em ligações em vídeo.

Caterpillar CAT S50.

O CAT S50 ainda é equipado com o sistema operacional Android em sua versão 4.4 (KitKat). Isso significa que os usuários terão a sua disposição a gigantesca gama de aplicativos que a loja da Google pode oferecer, além de uma interface sólida e bastante veloz.

Disponibilidade

O período em que a IFA 2015 está acontecendo foi o momento em que a Caterpillar usou para anunciar que o CAT S50 estará disponível em breve para os consumidores clientes da operadora Verizon, nos Estados Unidos. Por lá, o aparelho será chamado de CAT S50c e oferecerá todos os recursos mencionados acima.

Caterpillar CAT S50.

Infelizmente, a Caterpillar não informou se disponibilizará esse e outros modelos para o mercado nacional. Entraremos em contato com a empresa para saber se o CAT S50 será uma das opções para os consumidores brasileiros.

CAT S50, o "smartphone indestrutível" da Caterpillar, aparece de novo. O que você acha desse aparelho? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.