Pesquisa: número de 'viciados em smartphone' cresce 59% em um ano

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa: número de 'viciados em smartphone' cresce 59% em um ano
Imagem: Shutterstock

Um relatório liberado neste mês pelo Flurry Insights traz detalhes interessantes sobre o aumento no uso de celular pela população. Os dados não são exatamente alarmantes, mas mostram como essa tecnologia já é parte das vidas de uma grande parcela da população.

A pesquisa é baseada em um relatório anterior, feito pelo Bank of America, que indica que 71% dos entrevistados confirmavam que dormiram com os smartphones ao lado.

A pesquisa do Flurry Insights indica que os smartphones cresceram 38% em quantidade do segundo trimestre de 2014 para o mesmo período deste ano. Os dados falam mais sobre o consumo nos EUA, mas o padrão, segundo o instituto, pode ser aplicado em outros países sem problemas.

Além disso, é possível catalogar os usuários em três categorias. Os "Regular Users" são os que usam apps até 16 vezes por dia e subiram em 25%. Os "Super Users" abrem apps entre 17 e 60 vezes em 24 horas e cresceram em 34%.

Porém, o grande problema é o aumento no número de "Mobile Addicts", que são os viciados em dispositivos móveis. De 176 milhões de pessoas, eles passaram para 280 milhões, um aumento de 59% em um único ano. Essas pessoas abrem apps no celular mais de 61 vezes em um único dia.

Se fossem a população de um país, os viciados em smartphone seriam o quarto mais populoso do mundo, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos (o Brasil é o sexto nesse ranking, sendo que a Indonésia é a quinta colocada).

Os que os viciados fazem?

O estudo ainda catalogou quais são os apps mais utilizados por aqueles que são considerados como viciados em smartphone. Em primeiro lugar, serviços de troca de mensagens e redes sociais. Logo abaixo, utilidade e produtividade. Quase com a metade da pontuação (só que ainda bem alto), estão games, apps de finanças (a maior surpresa na categoria) e, por último, noticiários e revistas.

Não estranhe as porcentagens acima de 100%: isso significa que os apps ultrapassam o limite estabelecido pelo estudo, que é o de abrir o mesmo aplicativo duas vezes por dia. O estudo completo pode ser conferido aqui (em inglês).

Você se considera uma pessoa viciada em smartphones? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.