De volta ao passado: os 10 celulares mais populares em 2005

3 min de leitura
Imagem de: De volta ao passado: os 10 celulares mais populares em 2005
Imagem: WalpapersDig

Você se lembra do que estava fazendo lá em 2005? Pode parecer que esse ano não está tão no passado assim, mas ele já se foi há 10 anos. Para você ter uma ideia, naquela época praticamente não existiam smartphones, pelo menos nas definições que temos hoje. O que havia de mais avançado eram modelos da BlackBerry, da Nokia— com a Series 60 UI — e da Motorola — com o Windows Mobile 6.0.

Pensando nessa nostalgia toda e em como esses últimos 10 anos fizeram esse setor da comunicação mobile avançar, o pessoal do PhoneArena selecionou os celulares mais icônicos e populares de 2005. A lista deixa transparecer que Nokia, BlackBerry e Motorola eram as grandes fabricantes da época. Hoje em dia, nenhum delas tem o mesmo prestígio que tinham naquela época. Confira a lista:

Motorola V3

Esse era o celular mais desejado do seu ano em praticamente todo o mundo. Ele tinha um design arrojado, boa qualidade de construção e era muito fino para os aparelhos com flip da época. Nos EUA, a marca chegou a lançar versões anteriores ao V3, mas conseguiu sucesso mesmo com essa geração em específico.

Sony Ericsson K750

Na época em que a Sony e a Ericsson estavam juntas no mercado mobile, esse era um smartphone feito para fotografar o mundo em volta do usuário. A câmera tinha incríveis 2 MP, o que para 2005 era a cereja do bolo.

Nokia N70

Esse é considerado o precursor dos smartphones como os conhecemos hoje. Ele tinha uma tela “grande” de 2,1’’, o que era muito para a época, e trazia a Series 60 UI, uma interface moderna da Nokia que permitia muita flexibilidade. Esse estilo de design inclusive foi carregado pela empresa por muitos anos para tentar colocá-la no jogo dos celulares inteligentes alguns anos depois. Infelizmente, isso não deu certo.

Black Berry 7100

Em 2005, poder ler emails em um celular era algo que chamava muita atenção de consumidores mais exigentes. Isso era realmente aquela função capaz de fazer vender celulares com o rótulo de “superavançados”. A BlackBerry explorou isso muito bem nos seus anos de glória com esse modelo em específico. Vale lembrar que redes 3G em 2005 era um luxo no mundo inteiro, e esses celulares todos ficavam apenas no 2G mesmo.

Nokia 8800

Tentando desbancar a Motorola em design, a Nokia lançou o 8800 como uma opção mais premium aos seus celulares de entrada. Ele tinha uma câmera SVGA e uma tela de 1,7’’. O corpo todo era feito em aço inoxidável.

Motorola Q8

Esse modelo era a opção da Motorola para quem precisava de um celular para os negócios, que pudesse ler emails e ainda oferecer algumas funções extras. O celular tinha um teclado qwerty, entrada para cartões “mini SD”, tecla de navegação de 5 pontos e Windows Mobile 6.0.

Nokia 1100

Esse foi o celular mais popular entre 2003 e 2005. Foram vendidas mais de 150 milhões de unidades ao redor do mundo, e a Nokia vez em seguida diversas variantes desse modelo para cooptar nichos específicos, como o Nokia 2112, que trazia uma lanterna como seu principal atrativo.

Nokia 1110

Antes da era dos smartphones esse foi o maior sucesso mobile de todos os tempos. A Nokia vendeu 250 milhões de unidades do 1110 e também lançou variantes dele para surfar nessa onda.

Nokia 2600

Esse modelo chegou ao mercado internacional em 2004, mas ainda era bastante popular em 2005, já que era um dos celulares de tela colorida que mais chamavam atenção. A Nokia conseguiu vender cerca de 135 milhões de unidades em todo o ciclo do aparelho.

Sony Ericsson W800/W800i

Esse não era exatamente um campeão de vendas em todo o mundo, mas o dispositivo tinha a fama de ser o melhor da sua época para quem gostava de consumir música no celular. A marca “Walkman” estava presente, e o diferencial do aparelho era seu software. Nos anos seguintes, a fabricante continuou investindo na mesma linha de design.

É curioso notar que as duas maiores fabricantes de celulares/smartphones da atualidade, Samsung e Apple, nem faziam parte das grandes marcas de celular na época. A Samsung já tinha aparelhos desse tipo para vender, mas eles não eram muito populares. A Apple, por sua vez, demoraria ainda alguns anos para lançar seu primeiro celular inteligente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.