Não há como negar que os iPhones são uma das melhores soluções para quem busca entretenimento, áudio, poder de processamento, ferramentas de trabalho e soluções inovadoras num único aparelho.

São muitas funções automatizadas, interface especialmente desenhada para o toque com os dedos e um charme dificilmente encontrado nos outros aparelhos que concorrem no mesmo mercado.

No entanto, o que deveria ser bom (as muitas funções) acaba se tornando um problema, justamente porque muitos mal olham o manual (que por sinal também passa longe de ser completo), perdendo algumas funções bem legais dos seus aparelhos e dos fones.

Um dos mais belos do mercado.

Abaixo você encontrará dicas valiosas para acelerar ainda mais a sua utilização diária do aparelho, separadas em seções e tópicos, confira!

Truques e salvações!

 

Alerta, perigo, perigo!• Tocando simultaneamente botão de início e o botão “Sleep” do seu aparelho, você tirará uma screenshot (captura de tela) do que quer que esteja rolando no seu aparelho. A imagem ficará armazenada na galeria da câmera e pode ser transferida facilmente para o computador com o uso do cabo de dados.

• Segurando estes mesmos botões por dez ou mais segundos, você forçará o desligamento do aparelho. Não é a mais segura das maneiras, mas uma hora ou outra o seu telefone irá travar!

• Deu “pau” de vez? Com o aparelho desligado pressione novamente estes dois botões por dez segundos e após este tempo solte apenas o botão de desligamento de tela. O iPhone deverá entrar em modo de restauração, conhecido como DFU.

Agora é só conectá-lo com o iTunes e realizar a restauração completa de sistema. Apenas tenha em mente que todos (sim, até mesmo a sua agenda de contatos) os seus dados serão perdidos neste processo!

Direto nos fones de ouvido

Deixando as combinações e falhas de sistema de lado, existem comandos voltados especialmente para a reprodução de multimídia e atendimento de chamadas. A maioria deles utiliza o clicker do fone de ouvido, um botão localizado no fio direito, justo onde está também o microfone para chamadas handsfree (mãos livres).

Quem diria, um botão!

Para música:

• Um aperto rápido no clicker inicia a reprodução de música a partir da última faixa ou lista de reprodução selecionada. Se alguma faixa já estiver sendo tocada, ela será pausada. Vale lembrar que o aparelho deve estar ativado na primeira vez.

• Dois apertos seguidos pulam para a próxima música da lista.

• Pulou sem querer? Pressione rapidamente três vezes o botão para retornar ao início da faixa ou para a música anterior.

• Esta não é uma dica para o fone, mas segurando seu dedo sobre o botão de avançar ou retroceder, a música passará em velocidade mais alta. O comando é perfeito para repetir trechos específicos.

Agora em duas cores.

Para ligações:

• Seu celular tocou enquanto você curtia um som? O toque no clicker que iniciava a reprodução também serve para atender e finalizar chamadas.

• Segurando o botão enquanto recebe uma ligação, você fará com que a pessoa caia diretamente na sua caixa de mensagens (mas é provável que ela perceba, portanto tome cuidado).

• Caso a sua operadora suporte o serviço, você pode receber ligações simultâneas. Dando um toque no botão você alterna entre estas chamadas e, segurando ele por dois segundos, a atual será finalizada. A confirmação vem na forma de dois “beeps” sonoros.

Acesso rápido

Quando estiver navegando pela internet, experimente descer pela página e tocar a tela diretamente sobre a barra de status. Esta ação funciona exatamente como a tecla Home dos computadores, levando-o ao topo.

teste• Sempre que o teclado virtual é chamado à tela (mesmo para e-mails, endereços e SMS), segurando o dedo sobre uma letra — ou sobre o “.com” — você ativará suas alternativas, como “ç” e “.net”, por exemplo.

• Ainda na internet pelo Safari, caso deseje salvar alguma imagem, apenas toque-a e segure seu dedo sobre a tela. Em instantes uma opção de sim ou não aparecerá. Caso confirme a ação, a imagem selecionada será importada para a sua galeria de imagens.

• Na internet, em fotos ou em vídeos, duplos toques rápidos na tela aproximam (zoom) o ponto de contato. Esta é uma alternativa ao comando padrão de pinça que utiliza o dedão e o indicador.

• Dando duplo clique no botão de início, você pode acessar rapidamente os seus contatos favoritos. Contudo, se alguma música estiver tocando, este comando chamará à tela os comandos do iTunes (volume e controle de reprodução), mesmo estando você jogando ou usando outros programas.

Estas são as configurações padrão, que podem ser alteradas no menu de ajustes, sob a guia “Geral”, inclusive podendo ser invertidos os favoritos pela janela principal do iPod.

Curte Jack Johnson? Agora vai ser mais fácil!

Pode parecer besteira, mas com um pouco de treino e uso, estes comandos podem tornar a sua experiência com os iPhones muito mais direta, simples e agradável. Deixe de tirar o aparelho do bolso a cada ligação e obtenha muito mais controle sobre as suas músicas.

Os passos foram todos mostrados, agora o resto fica por sua conta. Faça bom proveito e seja feliz com a sua super-máquina!

Cupons de desconto TecMundo: