No início de 2014, quando o Windows Phone se consolidou como o segundo sistema operacional mais vendido no mercado mobile brasileiro, a expectativa era de que a Microsoft finalmente fizesse algum tipo de oposição ao Android da Google, uma vez que o iOS nunca mostrou crescimento significativo por aqui. Acontece que, de acordo com consultoria Kantar Research, os dois concorrentes do Robô tiveram as posições invertidas.

Isso traz novamente o cenário que tínhamos em 2013, quando o iOS da Apple era o segundo colocado em número de vendas no Brasil com o Windows Phone logo atrás, em terceiro lugar. Os dados mais recentes da Kantar Research são de agosto deste ano e trazem o Android com 89,1% de participação em vendas, contra 5,2% do iOS e 3,8% do Windows Phone.

Conferindo os gráficos na galeria, você vai perceber que a Microsoft não só perdeu a segunda posição no Brasil como está vendo o crescimento do SO da Maçã por aqui. A ultrapassagem, entretanto, se deu já em julho e, depois de agosto, a consultoria não tem mais dados em seu site.

Apesar de essa ser uma má notícia para a Microsoft, é preciso que outras consultorias também mostrem esse mesmo movimento do mercado brasileiro em seus relatórios, normalmente publicados a cada seis meses ou a cada ano, para confirmar os dados. Assim, é provável que tenhamos que esperar até dezembro ou janeiro para sabermos como ficou essa briga dos sistemas mobile.

Ontem, a mesma consultoria publicou os resultados globais dos três sistemas operacionais e o que acontece no Brasil parece fazer parte de um movimento internacional. O Android cresceu em todas as localidades pesquisadas e o iOS em quase todas. Enquanto isso, o Windows Phone encolheu em quase todas. Confira aqui esses resultados.

Cupons de desconto TecMundo: