Chamadas em aviões da TAM podem custar até R$ 9

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Preços nas alturas para chamadas durante o voo

A companhia aérea TAM está operando desde ontem (28), em algumas de suas linhas, com a possibilidade de o viajante fazer e receber ligações pelo celular durante o voo. Porém, apesar da liberação, o que chama atenção no início deste novo serviço são as altas tarifas praticadas.

Cobradas conforme roaming internacional, as taxas podem chegar a R$ 9 por minuto. Os valores variam de acordo com a operadora. O recebimento de SMS não é tarifado, mas tanto o recebimento quanto a realização de chamadas a bordo são cobrados.

Na Vivo a chamada de voz em voo é cobrada em dólar e custa US$ 4 (o equivalente a R$ 6,81) por minuto. O envio de SMS varia de acordo com o plano contratado, mas tem um adicional de R$ 0,79 por mensagem. Já para navegação via GRPS, o custo é de R$ 33 por megabyte.

Já na Oi o custo de ligação efetuada é de R$ 6,90 o minuto, e a chamada recebida custa R$ 4,60. Não há disponibilidade de internet móvel por enquanto. Os SMS enviados são tarifados em R$ 1,92 por mensagem. Os valores de utilização em voo são cobrados à parte, independente do plano contratado pelo cliente.

A Claro é outra operadora que tarifa as ligações em dólar. A chamada de voz custa US$ 5,50 (cerca de R$ 9,37) por minuto e o recebimento é tarifado em US$ 3,50 (cerca de R$ 5,96). O envio de torpedos tem custo fixo de US$ 1,25 (cerca de R$ 2,13) por mensagem. Para acessar a internet o valor é cobrado em reais: R$ 49,90 por megabyte transferido.

A TIM liberou para os seus clientes corporativos o uso ilimitado do serviço de roaming internacional para BlackBerry. A assinatura mensal é de R$ 29,90, sem custo adicional e com disponibilidade para voos nacionais e internacionais. Os demais clientes pagam R$ 7 por minuto para chamadas de voz e R$ 6 para recebimento de ligações. SMS são tarifados em R$ 1,50 por mensagem.

É importante lembrar que antes de utilizar o serviço o usuário precisa verificar junto à operadora se a linha não está bloqueada para essa modalidade. Também é necessário lembrar que o sistema só passa a ser ativado quando o avião já atingiu sua altura de voo de cruzeiro, sendo desativado automaticamente quando a aeronave estiver em alturas inferiores a 3 mil metros, em pousos e decolagens.

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