cPulse: conheça a capa com um painel inteligente com 128 LEDs para Android

3 min de leitura
Imagem de: cPulse: conheça a capa com um painel inteligente com 128 LEDs para Android

Os fabricantes de smartphones de hoje estão tentando trazer recursos inovadores até mesmo para a parte traseira dos aparelhos, então não é surpresa que os desenvolvedores de empresas que fazem capinhas para esses dispositivos estejam pensando de maneira similar. No entanto, temos que admitir que o cPulse da Codlight, cuja campanha de financiamento no Kickstarter começou recentemente, parece ser o mais ambicioso e extravagante projeto atual.

Disponível inicialmente para o LG G3, o HTC One M8 e os Samsung Galaxy S4 e S5, mas com planos para suporte a outros celulares por meio de impressão 3D, a capinha é compatível com Android 4.4 e vem com um painel inteligente com 128 luzes LED e um sensor de luz ambiente. Além disso, o acessório ainda conta com três botões sensíveis ao toque para uso rápido de certas funções, já que o case cobre até mesmo a tela do smartphone que protege.

O cPulse acrescenta 5,5 mm à grossura do seu aparelho por conta da capa e da placa de luz e soma até 86 gramas ao seu peso, dependendo do tamanho. O acessório retira sua energia da porta microUSB do dispositivo, mas também conta com uma entrada do tipo própria, de forma que não é preciso removê-lo para recarregar seu celular ou sincronizar dados.

Luzes para todos os momentos

Para dar uma noção do consumo da sua bateria pelo qual o cPulse será responsável, a companhia afirma que uma hora de iluminação colorida gasta 180 mAh no nível de sistema, o que equivale a 7% da capacidade de uma bateria de smartphone de 2.600 mAh. Isso também significa que os LEDs multicoloridos ficariam constantemente ligados nesse período, o que presumivelmente não será o caso de simples notificações emitidas pelos seus apps.

No entanto, o ponto mais interessante da capa é seu potencial de interação com softwares distintos. O cPulse se comunica com seu sensor e aplicativos de forma a agir ao mesmo tempo como um sistema de notificações, um equipamento de iluminação, um “reprodutor aumentado de música e luz” – com os LEDs respondendo ao som – e um recurso que a Codlight chama de “Sistema de Iluminação e Sono Móvel”.

O recurso voltado às suas horas de descanso funciona junto com o aplicativo companheiro do cPulse, interpretando seus padrões na hora de dormir para ativar “sons com cores suaves ou brilhantes” para acordá-lo de uma forma que combine com seus ciclos de sono.

Tempos modernos

Outro ponto interessante é o fato da dobradiça do cPulse ser similar àquela encontrada nos displays de filmadoras e câmeras digitais atuais, permitindo que o painel seja rodado. A ideia é permitir que você posicione e mantenha os LEDs da forma que esteja mais de acordo com suas necessidade, além de possibilitar acesso rápido à tela.

Além disso, graças à sua API pública e a seu serviço de nuvem companheiro, o cPulse virá de forma independente de qualquer marca de smartphone. Isso deve dar origem a todo tipo de aplicativos de terceiros e à possibilidade de que qualquer um com o conhecimento técnico necessário programe seus próprios apps para o case – uma mentalidade aberta que não é típica das empresas de hardware tradicionais.

Ainda nesse sentido, a Codlight também está abraçando a impressão tridimensional. Como um segundo estágio, a companhia pretende fornecer arquivos 3D nativos do cPulse contendo partes da capa para os smartphones com Android 4.4 mais populares, indicados pela comunidade. Os dados serão disponibilizados para download, personalização e impressão, de forma que bastará comprar os componentes eletrônicos para montar seu case em casa.

Dê uma mão

Até agora, o projeto recebeu US$ 2.775 dos US$ 350 mil que estabeleceu como metas até o dia 31 de agosto deste ano. Caso a meta seja atingida, o plano é que os acessórios comecem a ser enviados a partir de fevereiro de 2015, com cases nas cores branca e preto e edições especiais em alumínio e dourado para quem doar certas quantias no Kickstarter. Para mais informações, clique aqui para ir à pagina da campanha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.