Android e iOS juntos representaram 93,8% das vendas de smartphones em 2013

2 min de leitura
Imagem de: Android e iOS juntos representaram 93,8% das vendas de smartphones em 2013

Plataformas tradicionais não deixam espaço para a concorrêcia (Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

O IDC liberou sua última análise sobre o mercado de smartphones no mundo inteiro. Os números de 2013 não revelam qualquer surpresa quanto ao market share dos principais concorrentes, mas a dominação da dupla Android-iOS cresceu significativamente em relação ao ano anterior.

Somando o número de vendas de aparelhos com o SO da Google e da Apple, temos nada menos que 93,8% de todos os dispositivos comercializados em 2013. Somente no último trimestre do ano passado, os dois SOs dominaram 95,7% das vendas. No mesmo período de 2012, esse número era de 91,2%.

Na tabela, você consegue conferir mais dados do IDC. Além disso, é possível observar também o desempenho do Windows Phone e do Blackberry OS. A iniciativa da Microsoft no mercado mobile teve um crescimento extremamente significativo, porém a concorrência ainda não deu bobeira para que o WP8 decole de vez. Com isso, os aparelhos com este SO representaram 3% de todas as vendas de smartphones no globo, tendo cerca de 8,8 milhões de dispositivos entregues.

(Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

O Blackberry OS foi o único dos quatro que perdeu participação de mercado no trimestre. A plataforma encolheu 77% na quantidade de aparelhos vendidos. Isso é um número assustador para a Blackberry, principalmente vendo crescimentos trimestrais na casa dos 40% para o WP8 e Android. Foram entregues cerca de 1,7 milhão de aparelhos da marca no último trimestre de 2013.

Resultados anuais

Comparando os dados do IDC de 2012 com os de 2013, é possível notar que o Android simplesmente não para de melhorar sua dominação do mercado, enquanto o crescimento do iOS marca números cada vez menores. Analistas dizem que isso se deve, ao menos em 2013, à falta de iPhones mais baratos no mercado e aparelhos da linha com telas maiores. No ano, o Robô melhorou seu número de vendas em 6,1% comparado a 2012, enquanto a Maçã subiu 4,5%.

Comendo pelas beiradas, porém com uma fome notável, o Windows Phone ainda não consegue bater de frente em números absolutos com a dupla Android-iOS, mas sua margem de crescimento foi de dar inveja: 90,9% de crescimento no número de aparelhos entregues em 2013. Naturalmente, a Nokia foi a grande responsável por essas vendas.

(Fonte da imagem: Reprodução/IDC)

No período, a Blackberry diminuiu a quantidade de smartphones vendidos em 40,9%, tendo perdido 77% somente no último trimestre do ano, que geralmente é o de melhor desempenho para todo mundo por conta do Natal.

Em 2013, foram vendidos mais de 1 bilhão de smartphones no mundo inteiro, uma marca histórica alcançada pela primeira vez, segundo o IDC. O instituto alerta, entretanto, que os crescimentos na casa dos dois dígitos devem acabar muito em breve por conta da saturação do mercado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.