(Fonte da imagem: Reprodução/CuboPop)

Os números de telefones celulares dos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima vão ganhar um dígito a mais a partir do dia 2 de novembro deste ano, segundo publicou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Diário Oficial da União nesta manhã (27).

Isso significa que será necessário acrescentar o número 9 antes de fazer uma chamada para qualquer número de celular destes estados após a data. A mudança visa padronizar as discagens para celulares em todo país, evitando confusões. O acréscimo do nono dígito já está valendo para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em todo o Brasil

Após o dia 2 de novembro, as ligações sem o nono dígito para essas localidades ainda serão completadas por um tempo determinado, segundo a reportagem do G1, mas uma mensagem de voz vai orientar sobre a nova forma de discagem. Depois do  prazo, as chamadas com oito dígitos não serão mais reconhecidas.

O nono dígito nos números de telefones celulares será implantado em todas as unidades federativas do país. Minas Gerais e os estados do Nordeste serão os próximos da lista, com prazo de implantação até o fim de 2015. As regiões Sul e Centro-Oeste, além de Acre, Rondônia e Tocantins, devem receber a mudança até o fim de 2016.

Cupons de desconto TecMundo: