Ônibus brasileiros serão conectados à banda larga via 3G

1 min de leitura
Imagem de: Ônibus brasileiros serão conectados à banda larga via 3G

Curitiba é mundialmente conhecida pela organização de seu transporte público. A cidade já até exporta esse sistema para várias outras capitais ao redor do planeta. Por isso, não é de se surpreender que seja lá que ocorra a primeira implementação de um sistema de conexão 3G para os ônibus das frotas municipais.

A ideia foi apresentada no começo do mês durante o Fórum de Inovação da Ericsson, em Xangai. Trata-se do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e Gestão de Frota, que disponibiliza informações sobre os veículos e monitora toda a rota através de uma conexão 3G. A primeira vantagem é a organização e precisão oferecida aos controladores que poderão acessar esse banco de dados e ter uma real ideia da situação da frota, conduzindo para um melhor planejamento.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Mas, para os usuários das linhas, a notícia é muito melhor: essa conexão torna possível acessar informações sobre horários do ônibus, onde ele está parado e em quantos minutos chega a determinado ponto, por exemplo. Essas informações podem ser aproveitadas para acesso através de um aplicativo instalado em seu celular. Seria possível visualizar esses dados a qualquer momento, aliviando aquele desespero comum das longas esperas por ônibus.

Por enquanto, o sistema só será implantado em Curitiba. O objetivo final é conectar pelo menos 50 bilhões de dispositivos  em frotas de todo o país até o ano de 2020.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.