(Fonte da imagem: Reprodução/Pplware)

O segundo trimestre deste ano marcou a grande virada dos smartphones no mercado brasileiro. As vendas de celulares inteligentes superaram, pela primeira vez, a dos aparelhos tradicionais. De acordo com a IDC Brasil, de abril a junho foram vendidos aproximadamente 15 milhões de celulares no país; desse total, 54% foram smartphones, contra 46% de telefones celulares tradicionais.

Segundo o relatório da IDC Brasil, o mercado total de celulares cresceu 3% no segundo trimestre comparado ao mesmo período em 2012. Enquanto as vendas de smartphones cresceram 110%, os celulares tradicionais tiveram uma retração de 35%.

Para Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, o bom resultado alcançado no trimestre comprova que a migração de feature phones para smartphones está de fato acontecendo, e de maneira muito acelerada, surpreendendo até as expectativas feitas no começo do ano para este mercado. A forte demanda por smartphones no Dia das Mães, por exemplo, deixou vários fabricantes sem estoque de equipamentos.

Android tem 90% do mercado no Brasil

Do total de 8,3 milhões de smarphones vendidos no segundo trimestre, 90% eram dispositivos com sistema operacional Android. Os dados da IDC apontam também um significativo aumento da quantidade de celulares inteligentes com múltiplos SIM card, que há um ano representavam 15% do mercado e hoje correspondem a mais de 40%.

“Este impressionante crescimento dos smartphones se deu por vários movimentos distintos e complementares, como a ampliação do mix de produtos em diferentes faixas de preço por parte dos fabricantes, o aumento das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora como no varejo”, comenta Munin. Ele também aponta o início da aplicação da desoneração fiscal (MP do Bem) para os produtores locais de smartphones como um fator importante, diminuindo os preços na ponta e alavancando as vendas.

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