A fabricante japonesa Sony é hoje pouco conhecida pelos smartphones. Há alguns anos, ela foca em outros segmentos: games, cinema, música e apenas certos eletrônicos, como televisores, câmeras, fones de ouvido.
E, de acordo com um site japonês, essa divisão está ainda mais afastada da matriz a partir de agora. Segundo uma investigação feita pela reportagem original, a Sony agora terceiriza a fabricação dos celulares top de linha para outras companhias especializadas.
Leia também: Fim do Blu-ray: Sony dá adeus à produção de discos graváveis
A prova estaria no site oficial da empresa, que tirou os smartphones da lista de produtos no seu site oficial que são produzidos nas próprias fábricas. Antes, essas etapas aconteciam em locais na Tailândia e na China. As Original Equipment Manufacturers (OEMs) que teriam sido escolhidas pela Sony não foram encontradas e a própria empresa japonesa não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Mesmo com a terceirização, que aparentemente já acontecia com os modelos intermediários, a empresa deve atuar muito próxima das OEMs para controle de qualidade e escolha de elementos de design e funcionamento. Os modelos da companhia são conhecidos justamente por apresentar recursos diferentes de rivais em aspectos como tela, áudio e câmera, aproveitando tecnologias da própria Sony.
A linha Xperia ainda existe?
O mais recente modelo de smartphone lançado pela Sony é o Xperia 1 VII. O modelo top de linha foi apresentado há duas semanas pela fabricante japonesa e, segundo as especulações, já seria fruto da terceirização na fabricação.
O dispositivo tem um esquema triplo de câmeras com um sensor ultrawide especialmente grande, ideal para captura de paisagens e grandes grupos de pessoas. Além disso, ele é um raro modelo que ainda traz a entrada tradicional de 3,5 mm para fones de ouvido.
O celular ainda tem alta qualidade de áudio, supervisionada pela divisão Walkman, e um pacote de ferramentas de IA atuando como assistentes de câmera. No lançamento, que aconteceu na metade de maio em mercados como Ásia e Europa, o preço sugerido foi de 1.499 euros (ou aproximadamente R$ 9,6 mil em conversão direta de moeda).
Especificações técnicas do Xperia 1 VII
- Sistema operacional: Android 15 (com quatro anos de atualização);
- Tela: OLED de 6,5 polegadas Full HD+ (1080x2340 pixels);
- Processador: Snapdragon 8 Elite;
- RAM: 12 GB;
- Armzenamento interno: 256 GB ou 512 GB (só em uma edição especial);
- Câmeras traseiras: 50 MP (sensor principal f1.9), 48 MP (ultrawide de 104º) e 12 MP (teleobjetiva de f2.3 a f3.5);
- Câmera frontal: 12 MP (f2.0);
- Bateria: 5.000 mAh (30W);
- Cores: Slate Black (preta), Moss Green (verde), and Orchid Purple (roxa).
O ritmo de lançamentos e a presença dela em regiões, porém, caiu bastante ao longo dos anos e hoje representa uma pequena fração da receita da Sony com eletrônicos.
A empresa não está presente no mercado brasileiro de celulares oficialmente em 2019, quando saiu também de toda a América do Sul. No ano seguinte, ela também deixou de vender TVs, equipamentos de áudio e câmeras ao encerrar a representação oficial e até a fábrica no país.
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar seu celular novo no Kabum!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar seu celular novo na Casas Bahia!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar seu celular novo na Fast Shop!
Você sabe o que aconteceu com os celulares da Sony Ericsson, que eram famosos por volta dos anos 2000? Confira a trajetória da marca neste especial!