A fabricante sul-coreana Samsung confirmou oficialmente o lançamento da One UI 7, nova versão da interface da companhia para dispositivos móveis. Baseada no Android 15, a plataforma começa a ser liberada para o público em aparelhos já existentes da marca a partir do dia 7 de abril de 2025.
A chegada da atualização é bastante esperada pelo público não apenas pelas melhorias prometidas pela companhia, mas também pelo atraso. A expectativa era de que a One UI 7 chegasse ainda no fim do ano passado, mas ela só foi anunciada em janeiro de 2025 ao lado da linha Galaxy S25 de smartphones.
Nossos vídeos em destaque
Até agora, só a atual família de celulares tinha a versão estável da atualização, com testes Beta sendo liberados de forma bastante limitada até a atual confirmação da data. Ao longo das semanas seguintes ao lançamento, porém, o download finalmente será liberado para os seguintes modelos da Samsung:
- linha Galaxy S24 e Galaxy S24 FE;
- linha Galaxy S23 Galaxy S23 FE;
- Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6;
- Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5;
- Galaxy Tab S10;
- Galaxy Tab S9.
A companhia prometeu disponibilizar a interface "gradualmente para mais smartphones e tablets Galaxy". A expectativa é de que lançamentos das linhas intermediárias da fabricante, como os modelos Galaxy A e Galaxy M, estejam na próxima leva.
Quais as novidades da One UI 7?
A One UI 7 é uma mudança mais significativa do que atualizações anteriores da "capa" da Samsung para o Android. Foram várias as mudanças tanto do ponto de vista visual quanto em funcionalidades.
No geral, o sistema operacional modificado apresenta um design mais limpo e simplificado. Os ícones de aplicativos e widgets da One UI foram redesenhados e a tela de bloqueio está mais personalizável — muito pela adição da Now Bar, que fornece atualizações em tempo real de apps importantes.
)
Recursos já existentes foram melhorados, como a proteção digital do Samsung Knox e o acompanhamento de bem-estar Energy Score. Além disso, o ajuste das preferências nas configurações foi facilitado.
Outra modificação está no campo da inteligência artificial (IA). A One UI 7 está carregada de experiências automatizadas na plataforma, seja pelas ferramentas exclusivas da Galaxy AI ou pelos recursos do Google Gemini.
- Leia também: Console dobrável, display que 'estica' e mais: confira as inovações em telas da Samsung na MWC 2025
Fora funções já conhecidas, como o Circule para Pesquisar e o tradutor em tempo real, os usuários podem usar até recursos de criação de conteúdo, como o Desenho Inteligente e o Eliminador de Áudio para edições simples. A Samsung talvez comece a cobrar por algumas ou todas as funções da Galaxy AI a partir do ano que vem, mas ela ainda não confirmou a estratégia para o futuro do serviço.
Como baixar a One UI 7?
Caso o seu aparelho faça parte da lista dos dispositivos aptos para receber a One UI 7, não é necessário fazer nenhuma configuração adicional. A partir de 7 de abril, fique ligado em notificações do sistema, já que essa deve ser a forma de comunicação da Samsung para avisar que a atualização está disponível.
Manualmente, é possível conferir se o download já está disponível e até fazer a instalação em Configurações > Atualização de software > Baixar e instalar.
)
De acordo com a companhia, é possível que recursos do Galaxy AI e outras funções exijam o login na Samsung Account. Além disso, certas funções podem ser exclusivas de modelos mais modernos por motivos de especificações técnicas e limitações do sistema. É o caso do Eliminador de Áudio, por exemplo, disponível apenas na linha Galaxy S24 e nos modelos Galaxy Z Fold 6, Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Tab S10.
Os modelos Galaxy A56 e A36 são os mais recentes celulares apresentados pela Samsung. Quer saber o que o TecMundo achou deles? Então confira o nosso hands-on!
)
)
)
)
)
)
)