Asus lança Zenfone 12 Ultra com tela grande, IA e Snapdragon 8 Elite; saiba tudo sobre

3 min de leitura
Imagem de: Asus lança Zenfone 12 Ultra com tela grande, IA e Snapdragon 8 Elite; saiba tudo sobre
Imagem: Asus

Depois de muita expectativa e teasers, a fabricante Asus apresentou nesta quinta-feira (6) o Zenfone 12 Ultra, novo smartphone top de linha da companhia. O modelo foi revelado durante um evento em Taiwan e é o carro-chefe da marca para 2025 em dispositivos móveis.

Assim como vários outros aparelhos de elite do mercado, o Zenfone 12 Ultra aposta em especificações técnicas poderosas e uma série de recursos de inteligência artificial (IA), combinados com um design elegante.

25_02_06_100207.jpg
Imagem: Divulgação/Asus

Vários dos destaques do modelo já apareceram antes em um dispositivo da mesma marca: o ROG Phone 9 Pro, o atual celular gamer de ponta lançado pela subsidiária da Asus. Eles incluem o processador, o poderoso Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, a bateria de grande capacidade e uma tela grande com alta qualidade de exibição de conteúdo.

O visual do aparelho tem um acabamento matte em vidro elegante, com bordas finas e laterais curvas. Ele inclui alumínio reciclado na composição e certificação IP68 de resistência contra água e poeira. Já o display tem taxa de atualização padrão de até 120 Hz, podendo chegar a 144 Hz durante games que exigem alta performance.

Na conectividade, o dispositivo tem suporte para eSIM e o padrão WiFi 7. Por outro lado, ele é um dos raros modelos top de linha do mercado atual com a tradicional entrada de 3,5 mm para fones de ouvido.

Especificações técnicas

  • Tela: AMOLED LTPO de 6,78" FullHD+ (2400x1080 píxeis) de até 144 Hz e 2.500 nits de brilho
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Elite
  • RAM: até 16 GB
  • Armazenamento interno: até 512 GB
  • Câmeras traseiras: 50 MP (sensor principal), 13 MP (ultrawide) e 32 MP (teleobjetiva)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 5.500 mAh com recarga de 65 W ou sem fio padrão Qi 1.3
  • Medidas: 163,8 x 77,0 x 8,9 mm
  • Peso: 220 g

Em fotografia, o Zenfone 12 Ultra usa um esquema triplo de câmeras traseiras encabeçado por um sensor Sony Lytia 700, com estabilizador híbrido de imagem com seis eixos. A lente teleobjetiva tem zoom óptico de 3x, com a ultra-wide trazendo um ângulo de visão de 120º.

Esses componentes são otimizados com recursos de inteligência artificial (IA), incluindo rastreio de objetos e rostos para melhorar o foco, um modo retrato personalizado para resultados praticamente profissionais e um redutor de ruído na gravação de vídeos.

A Asus adicionou também a sistema diversas ferramentas de IA para uso cotidiano e de produtividade. Elas incluem uma plataforma que transcreve, traduz e resume reuniões, um serviço que explica artigos da internet de forma objetiva, um tradutor em chamadas telefônicas que opera em tempo real e o já famoso Circule para Pesquisar da Google.

Graças ao processador da Qualcomm, os modelos de IA oferecidos podem operar tanto na nuvem quanto a partir do próprio dispositivo, otimizando o uso e garantindo maior privacidade de dados.

asus.jpg
Os recursos de tradução em tempo real e transcrição de áudio com IA. (Imagem: Divulgação/Asus)

Além disso, o Zenfone 12 Ultra é o primeiro celular do mundo que traz o modelo de linguagem Llama 3 8B da Meta, usado para trabalhar dentro do aparelho e fazer resumos de conteúdos mesmo se você estiver sem conexão com a internet.

Disponibilidade

Inicialmente, o Zenfone 12 Ultra será vendido nas regiões de Taiwan, Hong Kong, Japão e alguns países da Europa. São três cores disponíveis: Ebony Black (preto), Sakura White (branco) e Sage Green (verde).

O modelo custa a partir de 1.099 euros, ou R$ 6,6 mil em conversão direta de moeda. Até o momento, não há informações sobre a chegada do Zenfone 12 Ultra para o mercado brasileiro — a geração anterior até foi lançada no país, mas só alguns meses depois do início das vendas em outros mercados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.