Vendas de smartphones ultrapassam as de celulares comuns

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de smartphones ultrapassam as de celulares comuns

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung Tomorrow)

Pela primeira vez na história, as vendas de smartphones superaram as de celulares comuns. É o que afirma a empresa de pesquisas IDC, que em seu mais recente relatório mostrou que houve um grande crescimento de fabricantes sul-coreanas e chinesas, enquanto a Apple apresentou somente um aumento modesto em seus lucros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a companhia, o mercado global da categoria cresceu 4% em relação ao ano passado, o que resultou na produção de nada menos que 420 milhões de aparelhos durante os últimos 12 meses. Destes, 51,6% correspondiam a smartphones, embora a definição do que caracteriza esse tipo de produto não tenha sido especificada no documento.

Liderança da Samsung e queda da Nokia

A Samsung aparece como a líder do segmento, dominando 32,7% do mercado global — quase o dobro de participação da rival Apple. Em comparação, empresas como LG, Huawei e ZTE apresentam números bastante semelhantes entre si, tendo produzido entre 9,1 milhões (ZTE) e 10,3 milhões (LG) de dispositivos.

O que mais chama a atenção é o fato de que companhias como a LG e a Huawei, por mais que ainda possuam uma participação de mercado limitada, cresceram quase 100% durante o período analisado. Ainda assim, elas estão bem atrás da Samsung e da Apple, companhias que produziram 70,7 milhões e 37,4 milhões de produtos, respectivamente.

Apesar do relativo sucesso da linha Lumia, a Nokia continua perdendo mercado para as concorrentes. Apesar de ter produzido 61,9 milhões de aparelhos, a empresa teve uma queda de mais de 25% no número de unidades que enviou às lojas — reflexo de sua grande dependência de produtos mais simples, que a cada dia perdem espaço frente a smartphones cada vez mais modernos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.