Os famosos chips para celular - em alguns lugares mais conhecidos como cartões SIM – como conhecemos estão com seus dias contados. No lugar deles será vendido o 3FF, já intitulado de micro-SIM. Ele será bem menor do que o atual e utilizará basicamente a mesma estrutura de conexão.

Embora menor, o novo cartão terá mais espaço para armazenar contatos e outras informações úteis. Para utilizá-lo você não precisará trocar de aparelho. Devido à superfície de contato ser a mesma dos SIMs atuais, provavelmente serão lançados adaptadores para o novo modelo.

Para que serve o SIM?

O pequeno cartão que adquirimos ao comprarmos aparelhos ou mesmo avulsos nas operadoras mais famosas são uma espécie de chave individual, utilizada para identificar nossas contas em qualquer local do mundo. Não há dois cartões SIM iguais criados, embora a clonagem ocorra em alguns casos.

 

Ele conta com código serial, número de identificação internacional, informações de autenticação e segurança e pode conter uma lista de serviços para o usuário, além de armazenar contatos, mensagens e outros dados. A maior vantagem nesse aspecto é que com o novo cartão será possível armazenar os contatos com sobrenome, email e dividi-los em grupos, o que até agora não era possível.

Ao analisar os dois modelos lado a lado, temos a impressão de que a parte de plástico que não faz parte do contato com o aparelho foi recortada. Além da melhoria em tamanho, o novo cartão terá maior tecnologia contra clonagem de aparelhos e estará disponível em algumas das maiores novidades para este ano, como o iPad.

Cupons de desconto TecMundo: